Por mais mulheres em biografias empresariais

Faz um tempo que observamos que biografia de empreendedores trazem sempre as histórias dos grandes líderes, como nesta matéria, até que antiga, da Exame.com que de 10 indicações de autobiografias para inspirar empreendores, apenas uma é sobre uma mulher.

Ainda sim, há uma questão de como as histórias são contadas de forma que os lídieres apresentados, de forma auto-biográfica ou não, eles foram predestinados para o destino, todas suas decisões, escolhas e resultados foram sempre os certos.

Confesso que estava cansada de ler que todos acertavam o tempo todo, até que este ano encontrei 2 livros que foram esclarecedores sobre o que é empreender e não apenas suceder.

O primeiro livro foi o Mistakes I Made at Work, de Jessica Bacal, uma jornalista que entrevistou 25 mulheres líderes de grandes empresas e organizações pedido para elas contarem qual foi o pior erro que elas cometeram em sua carreira, como fizeram para superar-los e quais dicas elas tem para mulheres que trabalham e não só aquelas que estão empreendendo neste momento.

O segundo, por mais que seja a auto-biografica de um homem, fiquei muito supreendida com o The Hard Thing about Hard Thing: Building Business when are No easy Answers, do Ben Horowitz, pois foi um poucos que li que admitu erros, falhas, medos além de acertos.

Infelizmente os 2 livros que citei ainda não foram traduzidos para o português, e comecei a reparar que há muito ou quase nenhuma literatura em português para biografica de mulheres empreendedoras ou empresárias que não sejam dedicadas apenas às que fazem incríveis trabalhos humanitários ou ambientais. Não que essas história não mereçam o destaque que tem, claro que merecem! Porém há tantas outras histórias, de tantas mulheres que comandam empresas, equipes e outros negócios como restaurantes, lojas, serviços que desenvolveram seus métodos de administração e gestão que não estão contando suas histórias e que com certeza teriam tanto a nos ensinar. Adoraria falar com todas elas.


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Sylvia Ferrari

Relações Públicas formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com especializações em Branding e Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Escreve e fala sobre seriados intensamente aqui nos MinasNerd e em sua newsletter The S Files.