Evento de visibilidade para artistas mulheres e LGBT, Sarau Manas e Monas acontece em São Paulo no próximo domingo

Nós começamos essa coluna aqui no MinasNerds porque achamos que arte também é nerdice e percebemos que infelizmente esse meio, que deveria ser inclusivo e sem preconceitos, ainda discrimina e isola minorias em muitos casos, dificultando o acesso de artistas mulheres, negros, LGBT, com deficiência e tantas outras questões sociais a exposições, apresentações e curadorias.

O pessoal do coletivo Manas e Monas também tem essa percepção e dela surgiu a ideia de reunir o grupo de jovens artistas, majoritariamente formados na ETEC de Artes – a Escola Técnica de Artes de São Paulo , que procuravam um espaço protagonizado por feministas e pessoas LGBT.  E para espalhar essa ideia o coletivo promoverá o seu primeiro sarau na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta, em São Paulo, no próximo dia 20/12, domingo, das 14h às 17h.

A ideia é bem horizontal e democrática: os artistas do coletivo iniciarão as apresentações com um manifesto e logo darão voz à quem desejar. O protagonismo é das mulheres e LGBT mas homens cis são bem vindos para assistir e participar das apresentações – é só fazer uma inscrição rápida durante o sarau, aguardar e respeitar a diversidade que será celebrada no evento. Vale qualquer tipo de manifestação artística sempre tendo em mente que é um evento pró diversidade e as obras devem ser livres de preconceitos.

Nós MinasNerds defendemos desde o manifesto que lançamos no mesmo dia em que esse site que vocês se façam visíveis e ocupem seus espaços. O Sarau Manas e Monas é uma dessas oportunidades de ocupar um espaço e fazer valer a sua voz. Mostre sua arte! Quem quiser saber mais e conversar com a organização para tirar dúvidas, é só postar lá no evento do Facebook. Não esqueçam de confirmar presença.

SERVIÇO

Quando: Domingo, 20 de dezembro de 2015 – das 14h às 17h.

Onde: Rua Augusta, 1650 – São Paulo/SP (Esquina com a Avenida Paulista, ao lado do Banco Safra, na saída do estação Consolação)

Como funciona: O sarau é um espaço aberto a todas as manifestações artísticas! Pessoas do Coletivo estão com um lista para organizar a ordem das performances. Para participar, basta dar o nome, informar o tipo de apresentação e aguardar a vez.


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Beatriz Blanco

Designer, professora, gamer e pesquisadora. Fã da franquia The Legend of Zelda, histórias de terror, aliens e kaijus. Acorda e dorme online.