Um guia dos quadrinhos das minas na internet #3

No dia 30 de janeiro comemoramos mais um Dia do Quadrinho Nacional e tem maneira melhor de registrar essa data do que fazer mais uma lista de quadrinhos feitos por mulheres no Brasil? Com mais essa lista, passamos das vinte páginas indicadas por aqui, algumas delas com mais de uma autora.

Para acompanhar essa série de indicações é só clicar nesse link: http://minasnerds.com.br/tag/guia-quadrinhos-das-minas/

Epifanias

Franciele Arnold define sua página como um diário ilustrado, em que ela percebe momentos cotidianos de epifanias, aquele estalo em que tudo faz sentido. Para ela, essa é uma busca constante, “o meu desejo por algo mais”. É possível ler no facebook e em sua página na web.

Epifanias, de Franciele Arnold
Epifanias, de Franciele Arnold

As Aventuras da Bruxinha Mô

“Mô é uma bruxinha vivendo num mundo cheio de mistérios e sonhos ao lado de seu gatinho Darazar”. Com ilustrações da Chairim, os quadrinhos dessa dupla são publicados todas as quartas e sextas no facebook e no blog.

As Aventuras da Bruxinha Mô, que também são direcionadas para o público infantil, ganhou um livro, que pode ser adquirido direto com os autores, Chairim e Marcelo Paschoalin (roteirista), assim como diversos produtinhos com a carinha da Mô e seu gatinho.

As aventuras da bruxinha Mô tem ilustrações da Chairim
As aventuras da bruxinha Mô tem ilustrações da Chairim

Inc.

Nesta página, Rebeca Prado mistura quadrinhos e ilustrações. Se misturam tirinhas e aquarelas, entre outras coisas. A série de tirinhas “Viver é pesado” é uma das coisas que achamos por lá, com um toque de humor sobre situações cotidianas. Dá para ver mais coisas da autora aqui.

Quadrinho da página Inc., de Rebeca Prado
Quadrinho da página Inc., de Rebeca Prado

 

Magra de Ruim

Sirlanney  é a autora dessa série de quadrinhos que já virou um hit na internet. Magra de Ruim discute o papel da mulher na sociedade, na produção de quadrinhos, não tem medo de falar de feminismo e de expor suas próprias vivências.

Se quiser ter coisinhas com seus desenhos, é só entrar na loja oficial que lá tem canecas, quebra-cabeças, zines, pôsteres.

Magra de Ruim são quadrinhos da Sirlanney
Magra de Ruim são quadrinhos da Sirlanney

Salsicha em conserva

Carolina Ito promete nessa página “quadrinhos de boteco e outros petiscos”. Suas tirinhas, que também são publicadas em seu blog, trazem reflexões sobre questões importantes, às vezes num tom mais sério, mas encontra também bastante espaço para humor, desse que faz pensar também.

Salsicha em conserva
Salsicha em conserva, de Carolina Ito

Desalineada

Quadrinhos, ilustrações, gifs de Aline Lemos são publicadas no Desalineada. Ela faz parte do Mandíbula, que já indicamos por aqui.

Seu livro Melindrosa foi lançado em 2015, segundo ela: “uma série de quadrinhos experimentais feita entre 2014 e 2015. Tem como inspiração as charges de J. Carlos e arte deco de modo geral, ficção científica, erotismo e os escritos de Ercília Nogueira Cobra”.

Desalineada, de Aline Lemos
Desalineada, de Aline Lemos

Porque sim

A quadrinista Vana Campos registra em suas tirinhas diversas situações em que pretende espalhar bons sentimentos e leveza por aí. Porque Sim também é uma série de animações feitas por seu marido, Doca Corbett, e de tirinhas interativas.

Porque sim, de Vana Campos
Porque sim, de Vana Campos

Em breve mais mulheres que fazem quadrinhos estarão por aqui.

 


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Roberta AR

Gosto de escrever (o que acabou virando trabalho) e de café. Participo da cena de quadrinhos independentes desde 2007, atuando principalmente na divulgação e na produção. Também sou zineira e escritora.