Idade tem mais influência na competitividade dos jogadores do que gênero, revela pesquisa

Estava passeando pelo meu feed de notícias de games estes dias quando me deparei com uma pesquisa interessante que afirma que a competitividade em jogadores é mais influenciada pela idade do que pelo gênero da pessoa.

O quê? Você está querendo dizer que meninas são tão competitivas quanto meninos?

Sim!

Segundo dados recolhidos pelo site Quantic Foundry em uma pesquisa com mais de 140 mil pessoas, entre os 12 tipos de motivação para se jogar videogames, a Competitividade (duelos, multiplayer, versus, times) é a que mais muda com a idade do jogador.

Conforme o gráfico abaixo mostra, a Competitividade é importantíssima para jovens de 15 anos – e sim, há uma diferença entre homens e mulheres -, mas tal motivação vai perdendo a importância conforme os jogadores envelhecem, chegando a diminuir muito mais rápido para homens do que para mulheres (oh, the irony).

grafico1
Importância da Competitividade segundo a idade e gênero dos gamers que responderam a pesquisa

Assim, não há mais diferença na importância da Competitividade entre homens e mulheres gamers de 45 anos, e ambos acreditam que este meio de motivação tem um valor de importância menor que 0,5 na hora de se jogar algo.

Outro fator importante a se notar no gráfico é que a maior diferença entre homens e mulheres jovens é menor do que a diferença entre o jogador homem mais novo e o mais velho. Ou seja: a idade realmente influencia mais na importância da Competitividade do que o gênero de um jogador.

De acordo com a Quantic Foundry, não é apenas a Competitividade que diminui com a idade, e isso pode ser explicado pelo aumento das responsabilidades de uma vida adulta, que acabam se tornando um tipo de desmotivação para se jogar.

Entretanto, a pesquisa também mostra que a motivação Estratégia é a que mais se mantém estável em relação à idade dos jogadores, o que mostra que seja Candy Crush ou seja XCOM, gostamos mesmo é de ter que botar as engrenagens pra funcionar em um jogo!

Importância da Estratégia segundo a idade e gênero dos gamers que responderam a pesquisa
Importância da Estratégia segundo a idade e gênero dos gamers que responderam a pesquisa

A pesquisa da Quantic Foundry sobre o perfil dos gamers pelo mundo ainda está no ar, e você pode respondê-la aqui (em inglês).

Comentário pessoal da Dani: esses números também explicam muito o alto número de crianças e adolescentes que estragam jogos online, como League of Legends, ao começar a xingar, abandonar a partida ou afins por não saber perder…


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Dani Rigon

Tradutora/redatora, viciada em livros, gamer e chefona da Impetus e-Sports. Gosta de gatos, sorvete e sotaque inglês. Se arrepende muito de ter vendido seu N64.