A dama do tabuleiro

Entrevista com Vanessa dos Santos, da FunBox, a primeira ludolocadora do Brasil.

Já faz cinco anos que a FunBox Ludolocadora é uma referência para os fãs de jogos de tabuleiro em São Paulo/SP. Começou com uma salinha numa galeria da rua Vergueiro, perto do Centro Cultural São Paulo, pulou para a alameda Franca, na região da Paulista, numa parceria de um ano com a Geek House e, em 20 de fevereiro de 2016, inaugurou sua nova sede, no bairro da Saúde: uma casa com sobrado inteirinha à disposição de um acervo com mais de 900 jogos.

A variedade é enorme. Se você procura um jogo simples, rápido e divertido para entreter crianças e adultos ao mesmo tempo, a FunBox tem. Se você curte jogos táticos, estratégicos ou desafiadores, a FunBox tem. Se sua praia são os jogos de tabuleiro populares, como Zombicide Ticket to ride, tem também. Se prefere um euro estilo Agricola ou Terra Mystica, sinta-se em casa. A FunBox tem jogos brasileiros, jogos em língua portuguesa, jogos importados de vários países, e monitores treinados para recomendar um jogo adequado ao seu perfil, explicar as regras fundamentais e até jogar com você.

E, para quem cria e desenvolve jogos, para quem é designer ou redatora e está trabalhando com esse segmento do mercado geek, a FunBox é o paraíso. Ali a gente tem tantos ótimos exemplos de mecanismos de jogo, adequação temática, projetos gráficos, manuais bem estruturados e redigidos, que o acervo da ludolocadora se torna uma ótima fonte de pesquisa e inspiração. Melhor ainda, os frequentadores da FunBox são, em geral, jogadores experientes e observadores: não há ninguém melhor para colocar à prova aquele jogo sobre delírios e alucinações que você está desenvolvendo e testando.

A coluna de hoje é um bate-papo ligeiro com Vanessa dos Santos, a idealizadora, fundadora e proprietária da FunBox Ludolocadora. Vanessa também é sócia da FunBox Jogos, uma das editoras brasileiras que se especializou em publicar jogos de tabuleiro, como Neuroshima HexCoup, Bullfrogs, Flashpoint e Deterrence 2×62.

 

*
*  *

vanessa_foto
Vanessa dos Santos, na nova FunBox Ludolocadora

Aventureiras da Mesa Proibida: O que é a FunBox Ludolocadora? Como funciona?
Vanessa dos Santos: A FunBox é a primeira locadora de jogos de tabuleiro do Brasil. E, por muito pouco, questão de alguns meses, não foi a primeira do mundo. Na FunBox, temos mais de 900 jogos, e você pode alugar um deles tanto para jogar na loja, quanto para levá-lo pra casa. E ainda temos os planos: você paga uma mensalidade e pode jogar na loja e levar jogos para casa à vontade.

AdMP: Como surgiu a ideia de criar a FunBox Ludolocadora?
VdS: A ideia surgiu quando eu ainda morava nos EUA e, sempre que voltava ao Brasil, todo mundo me pedia para trazer algum jogo. Com isso, percebi como era grande a carência de jogos por aqui. A oportunidade de abrir esse mercado era bem evidente.

AdMP: Quais foram as dificuldades, as boas surpresas e os grandes prazeres que você encontrou na sua trajetória com a FunBox?
VdS: No começo, antes mesmo de abrirmos a FunBox, todo mundo com quem eu discutia a ideia foi contra, todo mundo achava que não ia dar certo. As pessoas acreditavam que os clientes iriam destruir os jogos. E eu abri a FunBox com minha própria coleção. Nem instituições destinadas a nos orientar no empreendimento, como o Sebrae, acreditavam que dariam certo. Diziam que era um público desconhecido e um mercado desconhecido. Mas abrimos assim mesmo, fomos desbravando e ajudando a formar o mercado.
A nossa surpresa, no início, foi perceber quanto os pais se interessaram pela ideia. Temos muitas famílias como clientes. E, principalmente, a baixíssima taxa de desperdício de jogos: perdemos apenas cinco jogos nestes cinco anos de existência. Temos muito orgulho dos nossos clientes.
O meu maior prazer ainda é ver os olhos de uma pessoa conhecendo o mundo dos jogos de tabuleiro pela primeira vez. Dá para perceber a mente dela se desdobrando em inúmeras novas possibilidades e quase dá para sentir o deslumbramento dela com todas as opções de diversão que terá.

AdMP: E a FunBox Jogos? Qual é sua história?
VdS: Ixe… A FunBox Jogos surgiu com a necessidade de se produzir jogos de qualidade e por um bom preço no Brasil. Comecei junto com o Luis Francisco e depois veio o Rafael, para fecharmos o time.

AdMP: Como você vê o atual cenário dos jogos de tabuleiro no Brasil?
VdS: O cenário dos jogos de tabuleiro no Brasil está crescendo exponencialmente. Há cada vez mais editoras, cada vez mais jogos sendo lançados aqui. Mas ainda acho que faltam mais lançamentos nacionais. Temos ótimos designers aqui.

AdMP: Como você enxerga a contribuição das duas FunBox para o cenário dos jogos de tabuleiro no Brasil?
VdS: Eu sempre imaginei a FunBox como uma fomentadora do hobby. E essas duas iniciativas acabam se complementando nesse aspecto.

 

*
*  *

 

FunBox Ludolocadora

(11) 2389 1841

Rua Isaías Salomão, 143, São Paulo/SP

Funciona de segunda a sexta, das 12 às 20h; sábados, das 12h às 22h

 

FunBox Jogos

(11) 982 827 752

Funciona de segunda a sexta, das 14h às 18h


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

MC Zanini

Profissional do texto no Zombie Dodo Studio, mãe, RPGista e peã de tabuleiro.