Saint Oniisan – Tenha seu dia abençoado pelos santos da casa ao lado

Já pensou o que seria alugar um apartamento no seu condomínio para nada mais, nada menos, do que Jesus Cristo e Gautama Buda?

É isso mesmo. Saint Oniisan (聖☆おにいさん), traduzido como Saint Young Men/os Jovens Santos, conta sobre a história dessas duas divindades que resolvem tirar férias de seus respectivos lugares no Paraíso e vão para o mundo dos homens. Assisti na semana passada por indicação de uma amiga e estou doida agora para ler o manga!

Como começou

Depois de muito conversarem sobre qual o local desejado, eles escolhem a cidade de Tokyo, no Japão. O que seria inicialmente dois meses de férias, se torna um ano completo de aventuras.

tumblr_mxxprjxpgn1rgrk4qo1_500
“Santos”

Chegando na cidade, no distrito ed Tachikawa, eles decidem dividir um apartamento, ao mesmo tempo que fazem o máximo para esconderem suas reais identidades. Sendo que não parece ter muito esforço, já que eles usam seus nomes reais (Jesus sendo pronunciado como Iésus no caso) e usam camisetas de serigrafia própria como palavras como “Amém”. Sim, o passatempo de Buda é fazer silkscreen em camisetas. Ou seja, é obvio que a história faz muita menção à cristianismo e budismo, mas com um toque super leve e bem humorado.

Não, minha senhora! Eles não são uma banda!
Não, minha senhora! Eles não são uma banda!

A série não tem nenhum vilão realmente vilão, apenas uma senhorinha dona do condomínio que desconfia que eles são na verdade cantores de uma banda de rock progressivo (dentre tantas outras coisas) enquanto repassa regras de convivência para todos. Ah sim, tem as crianças que acham que Buda é um alienígena, por causa de sua aparência. E por conta disso, eles fazem todo um bulling com ele tentando apertar a marca em sua testa.

Nossos queridos jovens santos

hqdefault
Sempre que algo legal no Japão acontece, ele fala “Exotic Japan!”

Jesus é um cara passional por tudo. Mas é tudo mesmo. Tem amor pelas pessoas, pelos animais, pelos seus hobbies também. Por hobbies, ele tem um blog sobre doramas e coleciona action figures do Kamen Rider. O ponto fraco dele são os trocadilhos feitos por ele mesmo e por Buda. Quando algum acontece, ele acha tanta graça e fica tão feliz, que sem querer realiza milagres sem nem perceber. No entanto, quando ele fica triste ou angustiado, a coroa de espinhos cresce e machuca seu rosto.

 

 

screen-shot-2014-01-28-at-3-05-38-pm
Buda dando um olá

Buda é calmo, calculado, e contador! Está sempre contando todas as moedinhas para pagar contas e é capaz de atravessar a cidade inteira só para comprar um lencinho umidecido em promoção. No entanto, enquanto calmo e pensativo, sua cabeça começa a brilhar quando diz algo virtuoso.

Um detalhe curioso é que as situações em que os personagens se encontram foram inspirados por momentos semelhantes vividos pela irmã da autora e seu cunhado.

Fatos e números
Saint Onii-san começou como um manga estilo slice of life (nossa, escrevo bastante sobre esse estilo, não?) escrito e ilustrado pela mangaká Hikaru Nakamura e publicado pela Kodansha, em 2006. Na versão tankobon (os livros próprios, aquele mangazinho mais grosso), soma 12 volumes. O manga já vendeu mais de 10 milhões de cópias só no Japão, e ganhou muitos prêmios, inclusive o Tezuka Osamu Cultural Prize. Ou seja, o negócio é bom mesmo.

O estúdio A-1 Pictures adaptou o manga em dois episódios em formato OVA (Original Video Animation) e um filme. Eles são até fáceis de assistir na internet, recomendo começar pelos OVAs e depois ir para o filme.

O manga foi traduzido oficiamente em chinês, francês, italiano e espanhol. Ele foi proibido de ser lançado nos Estados Unidos a pedido da própria editora, por medo de acharem o conteúdo ofensivo. A preocupação é até compreensiva, mas acredito que o público não teria muito problema com as brincadeiras e demais piadas. Quem sabe um dia ele não vai para licenciamento aqui no Brasil, né? Seria uma boa pedida!

Então, se você quer assistir algo para encostar no sofá e relaxar depois de um dia cansativo, Saint Oniisan é uma ótima idéia!

tumblr_mqwpkxpdoe1sxzc1fo3_1280

 


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Rach Asakawa

Amazona em treinamento na ilha de Themyscira, publicadora de abobrinhas do RachAsakawa.com e co-host do podcast Cast 42. Sempre ansiosa pelos próximos capítulos de Akame ga Kill! e Tamen de Gushi.