O amor pelo Studio Ghibli e Makiko Futaki

“Realidade é para as pessoas privadas de imaginação.”

Reality is for people that lack imagination

Ohayooo galerE! <3

Tivemos, nas últimas semanas, uma pequena interrupção em nossas matérias, porém já estamos aqui de volta e cheias de energia! E que tal falarmos sobre um dos meus estúdios favoritos? O Studio Ghibli! 😉 Já existem duas matérias disponíveis sobre alguns dos trabalhos do estúdio aqui no MinasNerds e que você pode conferir aqui e aqui.

É mais do que certo que a magia do estúdio é palpável. Já começando pelo logo que tem justamente o Totoro *mélior personagem <3* para ser sua estrela. Fundado em 15 de Junho de 1985, fez 31 aninhos essa semana! 😉 Sendo um dos motivos que me levou a falar um pouquinho dele hoje para você. Podemos dizer que seus “pais” foram Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki.

Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki
Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki

Contudo, sabemos que na criação dessa criança muitas outras pessoas tiveram seu papel. Uma pergunta que raramente nos fazemos é: “E quem seriam as pessoas por trás de todas as coisas que amamos e somos fãs?”. Claro que não temos acesso à folha de pagamento do estúdio. Eu mesma adoraria poder agradecer a todas as pessoas que trabalham lá e que são responsáveis por toda essa magia acontecer; desde ao super aclamado diretor da animação, até a pessoa que limpa a sala dele todos os dias. Pois TODOS os trabalhos são necessários e tem seu VALOR. Todas as pessoas, inclusive aquelas que ficam no backstage da coisa, tem sua energia ali no produto final. Todos são parte da grande máquina que segue a todo vapor… Dia após dia, faça chuva ou faça sol.

Mas a gente também sabe que infelizmente o mundo não é a Disney e que muitas pessoas são esquecidas e até mesmo apagadas durante o processo… Sendo reverenciado só o grande nome que fica na fachada lá fora. Por isso, quero parabenizar aqui uma pessoa muito importante na criação de várias das animações do estúdio: a Makiko Futaki.

makiko_futaki

Em seu perfil do IMDb, as informações dessa grande mulher são pouquíssimas: encontramos uma lista de 25 créditos dos trabalhos que fez em 3 décadas de carreira, a data em que ela nasceu: 19 de Junho de 1958, a data de seu falecimento: 13 de Maio de 2016… E que é do signo de gêmeos. Essas são as únicas informações que temos de uma pessoa tão vital para a existência das melhores animações *claro que na minha opinião, né haha* de todos os tempos: Meu Vizinho Totoro e A Viagem de Chihiro. E é muito estranho perceber como as coisas acontecem, pois se não fosse pelas notícias de seu falecimento… Eu, uma ávida fã de seu trabalho, nunca saberia de sua existência. Não que essa informação fosse confidencial ou algo assim, acredito que com um pouco de interesse e pesquisa eu teria a descoberto antes. Mas se lembra da perguntinha que fizemos ali em cima? O ponto é justamente esse: eu teria de querer ir atrás dessa informação e, principalmente, querer descobrir quem são aqueles que estão no backstage. Sejamos francos: é muito mais fácil e confortável (e não menos errado) se lembrar de apenas um grande nome. Mas hoje, nesse momento, quero fazer valer o esforço do todo. Pois me entristeceu muito, mas muito mesmo, nessa tarde estar buscando por matérias sobre a Makiko Futaki e não encontrar uma notinha sequer desse estúdio que tanto amo valorizando seu trabalho, a agradecendo pelo seu profissionalismo em todos esses anos de trabalho juntos e se lamentando pela perda de uma mulher tão talentosa do seu núcleo de principais animadores.

E foi depois de tudo isso que eu pensei: será essa uma falha por ela ser mulher? Ou será uma falha como um todo? E, no fim, acho que é um pouco das duas coisas. Já é sabido que ser mulher e querer adentrar o mundo profissional é difícil. Da Cultura POP então, vish! xD E é fato que temos de lutar e conviver com diversas injustiças como receber menos, ter de nos esforçar muito, mas muito mais para nos provar profissionais, etc. Ser mulher é sinônimo de ser guerreira nesses meios, pois é uma disputa e tanto para conseguir ter seu trabalho valorizado e respeitado. Mas acrescido a isso, ainda existe esse outro lado: como nos destacar por nosso trabalho como um todo?

Quantas vezes você foi procurar um livro para comprar e o fez de acordo com qual era a tradutora da obra? Quantas vezes você escolheu um filme por causa da figurinista? Quantas vezes você comprou uma peça de roupa por causa daquela costureira específica? E quem são as animadoras dos seus mangás e animações favoritos? Tã-dã-dã-dãaaaaaaan! *polêmicas ><’*

A gente sabe o que é o Studio Ghibli, podemos citar aí algum punhado de nomes que são responsáveis por ele… Somos capazes de fazer o mesmo com a Clamp, por exemplo. Mas no fim do dia, um dos profissionais mais importantes de todo o processo, o animador, nos passa batido. E isso é incrivelmente cruel! O.O’ E esse não é um problema só nosso, mas sim social. É como as regras do jogo são dadas. É muito mais interessante, do ponto de vista comercial, saber o nome do estilista e/ou da marca, saber quem é o vocalista da banda (quem se importa com o baterista? *ironia mode on*), saber o nome da editora que traz os livros mais incríveis pra gente (mas não do tradutor que ralou pra entregar cada um deles dentro do prazo curtíssimo) ou saber do incrível diretor daquela animação massa (e não do animador chave responsável pelo longa metragem mais incrível que já vimos em toda a nossa vida e que nos mudará para sempre).

E há quem diga que “a gente só fica famoso depois que morre”. No entanto, vimos hoje que infelizmente para muitos nem quando nos libertamos dessa triste realidade para enfim viver outras aventuras isso, de fato, acontece. Um simples “obrigado” já estava bom, né? Pontos a se pensar… =/

Arigatou Makiko

Jaa Ne! 😉

Sugestões de Matérias sobre o falecimento de Makiko Futaki:

http://www.independent.co.uk/news/people/makiko-futaki-dead-studio-ghibli-artist-dies-8-of-her-best-films-a7056836.html

http://www.hollywoodreporter.com/news/akira-studio-ghibli-animator-makiko-898199

http://www.indiewire.com/2016/05/studio-ghibli-veteran-animator-makiko-futaki-dies-at-57-510341/

– http://www.crunchyroll.com/anime-news/2016/05/16/studio-ghibli-animator-makiko-futaki-passes-away-at-age-58


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Sarinha Tomoyo-chan

Um bichinho fofo saltitante cor de rosa que ama chocolate, cafuné e abraços. *o* Ávida gamer de jogos da Steam, Blizzard e Level Up! Apaixonada <3 por Harry Potter, Star Trek/Wars, Indiana Jones, Karekano, Gankutsuou, Clannad, Fate Stay Night… E muitas outras toneladas de filmes, animes, mangás, games, séries e livros. Sites como Netflix e Crunchyroll, tanto quanto lugares como FNAC e Livraria Cultura têm fortuna garantida nas mãos dela! xD | EMAIL: sarinha.tomoyo-chan@minasnerds.com.br