A saga de Pokémon GO em San Diego

Por Isabelle Tancioni e Helen Miranda,

Pokémon GO foi lançado pela parceria Niantic e The Pokémon Company no dia 6 de julho e mudou a vida dos habitantes dos Estados Unidos. Isso inclui os que baixaram o aplicativo e também aqueles que optaram por não aderir ao movimento. Mesmo para Nintendo, que dispõem de uma pequena parte dos títulos associados ao mundo Pokémon, teve uma alta repentina em suas ações assim que o jogo estreou. O sucesso é tão surpreendente que as pessoas ficam mais tempo no mundo Pokémon que no Facebook. E Pokémon GO já possui mais usuários ativos por dia que o Twitter. O excessivo número de acessos sobrecarregou o servidor, o que resultou em treinadores raivosos.

Aqui, relatamos o que está acontecendo a nossa volta, como é o jogo e como sua vida pode mudar após o lançamento deste aplicativo na sua localidade.

Pokémon GO e tecnologia

Este tipo de jogo é caracterizado por usar de realidade aumentada (do inglês, augmented reality), isto é, incorpora à realidade elementos gerados por computadores. Esse sucesso não aconteceu de uma hora para outra. Para construir o Pokémon GO foi necessário utilizar tecnologias desenvolvidas num período de 20 anos. Isso inclui outras plataformas (Google Maps, Google Street View), além de outro jogo que também utiliza-se de realidade aumentada, Ingress, todos desenvolvidos por John Hanke (CEO da Niantic). Com isso foi possível criar um aplicativo que usa o GPS do seu celular e os mapas para transformar locais interessantes como fontes, esculturas, pinturas, mosaicos ao ar livre, em Pokestops. Além disso, há os ginásios (Gyms), onde ocorrem as batalhas.

Slide1

Pokestop2
Pokestop: Lago
Gym 2
Ginásio localizado nas redondezas: Pokémons e seus treinadores.
Gym
Ginásio no Shopping

O início da jornada para se tornar o mestre Pokémon

Seu objetivo é ser como Ash do desenho dos anos 90, percorrer o mundo pegando e treinando Pokémons e assim ser o melhor treinador de Pokémon. Os Pokémons podem ser adquiridos de duas formas: pegando ou após incubação completa do ovo. John Hanke disse em uma de suas entrevistas que muito possivelmente algum tipo de Pokémon só será encontrado em certas partes do mundo. Se você viver em uma região que tem água, você encontrará Pokémons de água. Dessa maneira a troca de Pokémons, será vital para se obter Pokémons diferentes (a troca de Pokémons ainda não está a disponível). Outra forma seria pedir demissão e viajar pelo mundo como o jogador da Nova Zelândia.

Pokestop
Pokestop: lago artificial mais um pokémon da água
Common
Pokémons mais comuns encontrados na redondeza. Dessa forma, você terá Pokémons repetidos que é importante para a evolução.
Meow ev1
Os Pokémons repetidos podem ser enviados ao professor que devolve candy e assim você acumula para evoluir seu Pókemon. Meowth, por exemplo precisa de 50 candies para evoluir.
Meow Ev
Com a evolução, há um aumento do poder de combate.

Slide2

Pokémon GO em San Diego

Vivemos em San Diego, uma cidade praiana da costa oeste americana, conhecida por proporcionar estilo de vida bem mais sossegado quando comparado as cidades eletrizantes da costa leste como Nova Iorque e Boston. San Diego contém várias empresas farmacêuticas e de biotecnologia e também um campus da Universidade da Califórnia que foi considerada uma das 20 melhores universidades do mundo. Com isso, há uma diversidade de cientistas e estudantes provenientes de outros estados e de outros países. Portanto, San Diego tem nerd de todos os tipos. Além disso, San Diego é conhecida por albergar o maior evento de cultura pop do mundo Comic-con San Diego que acontecerá nesta semana (21 a 24 de julho) e já conta com um painel com a presença de John Hanke que irá discutir o jogo.

Como a nossa vida mudou:

Como no resto dos EUA, este é o assunto do momento, todos falam disso. Amigos, colegas de trabalho, na rádio e na TV. Em todo lugar é possível observar pessoas sentadas ou em pé, observando a tela de seus celulares, tirando fotos de lugares não muito atrativos (como chão e muros) ou ainda em grupos em lugares da cidade que anteriormente não era muito populares. Como o aplicativo usa muita bateria, é fácil identificar quem está jogando, pois os usuários portam carregadores de celulares. Você ainda pode escutar alguém reclamar em voz alta quando o Pokémon desvia ou ainda escapa da Pokebola.

Treinadores
Jogadores com carregadores de bateria.
Fonte
Descobrindo esculturas e lugares escondidos na redondeza.

Nossos olhares estão a procura de criaturas virtuais que aparecem na tela de nossos celulares e não tão alertas para os animais reais que habitam a região como: coiotes, gaivotas, falcões, leões marinhos, focas, golfinhos, pelicanos, coelhos, baleias e uma infinidade de espécie de passarinhos, agora nossos olhares estão . Alguns amigos contaram que fizeram uma excursão noturna no zoológico de San Diego (um dos mais famosos Zoo do mundo) para ver os animais noturnos e eles me disseram que muitos estavam vendo os Pokémons e não prestando atenção aos animais reais. Os Pokémons pode ser encontrados em qualquer lugar, em casa, na sala de aula, no laboratório, na rua, na pista de alta velocidade, hospitais, ao redor de igrejas. Uma estudante contou que durante uma aula pegou muitos Pokémons e enquanto estávamos fazendo um experimento dentro do laboratório, ela pegou um Pikachu. Escutei na rádio local que um homem foi à noite para uma praça, onde está localizado um Pokestop, e encontrou 2 outros garotos mais jovens. Um policial foi averiguar esse movimento suspeito e eles explicaram o porquê. Após isso, o policial instalou o aplicativo.

Lab
Pokémons encontrados na área de trabalho: Laboratório e hospital.
Pokemon_casa
Pokémons encontrados em casa e nas redondezas.
Pokemon Every
Pokémon em tudo: Até na comida!

O jogo nos faz andar muito mais e apreciar coisas que nem sabíamos que existiam. Ir atrás de Pokestops, te dá a oportunidade de descobrir fontes, esculturas perto de nossas. Cada dia é uma descoberta. Uma vez que as pessoas desta cidade são bem ativas, não é difícil você ver pessoas caminhando quilômetros para incubar os ovos, achar Pokémons e visitar um Pokestop. Andar de bicicleta pode ser bem mais eficiente, especialmente para visitar diversos Pokestops assim como incubar ovos que podem requerer que você percorra a distância de 2,5; 5 ou 10 km. Usar o carro, só conta quando você está a uma velocidade abaixo de 10 km/hora. Com isso, as pessoas estão andando mais e se exercitando para pegá-los. Interessante ver isso acontecer em cidades como San Diego que pregam a cultura de ser ter carro, uma vez que o local residencial é longe do comércio, isso faz com que a maioria das pessoas utilizem do carro para ir a lojas e supermercados. Jogar Pokémon Go tem levado as pessoas a andarem mais nas redondezas. No entanto é possível recolher itens dos Pokestops sendo passageiro de um veículo.

Eggs
Para incubar os ovos: você deve percorrer uma determinada distância. Após a incubação você ganha um novo Pokémon e ainda stardust que é necessária tanto para aumentar o poder de combate quanto para evoluir.
Gaypride
Pokémon na San Diego LGBT Pride – Parade
Balboa
Balboa Park: Encontro com pokémons no jardim de rosas e na entrada do museu Reuben H. Fleet Science Center.

Manter-se alerta!

A mensagem de entrada do aplicativo Pokemon GO avisa: “Lembre-se de ficar alerta o tempo todo. Esteja ciente dos seus arredores” e essa mensagem não é a toa. O jogo é imersivo e prende a atenção dos jogadores que por vezes se distraem e acabam se acidentando. Tropeços em pedras e buracos, quedas em escadas estão entre os acidentes mais comuns. Alguns jogadores mais distraídos porém, já sofreram acidentes mais graves. Aqui em San Diego mesmo, dois jovens caíram de uma falésia em quanto jogavam. Bombeiros os resgataram desacordados e relataram que os jovens caíram de uma altura de mais ou menos 20 metros. Ambos passam bem e sofreram ferimentos médios. Ainda essa semana uma jovem atropelada também culpou o aplicativo pelo seu acidente. Ela conta que atravessou uma rodovia para buscar um Pokémon e na volta se distraiu e foi atingida por um carro. Boletins de alerta já foram lançados em diversas cidades dos EUA.

Loading
Lembre-se de ficar alerta o tempo todo. Esteja ciente dos seus arredores

Lures (isca)

Os Lures estão disponíveis no jogo para compra e tem sido utilizados por lojas e estabelecimentos comerciais para atrair os jogadores e possíveis consumidores. Um abrigo de animais em Indiana porém, teve uma ideia bastante inusitada de como usufruir-se do jogo. O abrigo passou a recrutar jogadores pedindo para que eles servissem de voluntários e passeassem com os cachorros do abrigo enquanto procuravam Pokémons nos seus arredores. A iniciativa deu certo e está sendo adotada por outros abrigos. Os shoppings, geralmente, contém vários pontos com Lure para atrair pessoas. Algumas lojas colocam até a música tema do desenho para aclimatizar os jogadores.

Lure
Na frente o mapa de um shopping contendo vários pontos de Lure que atraem Pokémons e consequentemente pessoas que podem se tornar possíveis consumidores.

 

 

Veja o vídeo de uma junção de 3 Pokestops (todos com Lures), localizados no Jardim das rosas, no famoso Balboa Park.

Pókemon GO:

Data de lançamento Estados Unidos: 6 de julho de 2016

Plataforma: iPhone ou Android

Jogadores: Um ou múltiplos

Preço: Aplicativo é grátis, embora disponha de itens que podem ser comprados.

Agradecimentos: Débora Salmeron pelo vídeo e por participar das fotos.


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Isabelle Tancioni

Sou veterinária, cientista, hipster, Tiki, nerd, geek. Gosto de comics, música, cartoons, animais, plantas.