Unravel é lindo

Lançado em fevereiro de 2016, Unravel, do pequeno estúdio Coldwood (Suécia), distribuído pela EA, foi ansiosamente aguardado depois de sua apresentação na E3 de 2015. O jogo é um puzzle-plataforma em que você vive Yarny, uma criatura feita de lã que passeia por recordações de uma família através de um álbum de fotos.
O início do jogo acontece na sala de uma casa onde vemos uma mulher idosa olhando algumas fotos e parecendo saudosa. Na saída do ambiente, ela pega uma cesta com lã e enquanto sobe as escadas, um novelo  rola para fora e um momento depois conhecemos Yarny.
Você pode explorar diferentes ambientes da sala, abrir o álbum de fotografias e o acesso a cada nível é feito pelos porta-retratos espalhados pelo ambiente. No inicio da primeira fase há um tutorial para as ações que você  vai poder usar durante o jogo, como arremessar a lã para escalar, fazer rapel etc.
 Yarny and Lake Monsters
A jornada de Yarny pelas belas paisagens suecas é de tirar o fôlego. Mas que o torna Unravel indiscutivelmente atraente são suas artes. Cenários complexos e cheios de texturas e pequenos detalhes que me fizeram parar mais de uma vez apenas para observar. Esse é sem dúvida um dos jogos mais lindos que eu já joguei.
 Yarny pulando maçãs
Começando no verão na praia, passando pelo campo amarelado de outono e vencendo a neve do inverno, as estações são também o reflexo do vivenciado através dessas memórias. E nessa ordem as estações mudam e o clima do jogo acompanha.
 unravel_e3_screen4
Porém, a arte que torna o jogo atraente pode não ser o bastante para te prender por 12 níveis. No tutorial você aprende todos as ações e é só isso que irá precisar. Os quebra-cabeças não são super difíceis, são na verdade bem repetitivos. Você usa o seu fio para fazer uma ponte por onde pode arrastar objetos, se pendurar como num cipó ou escalar.

Com o minimalismo da narrativa, o jogo têm pouquíssimo texto e interação direta com os outros personagens, e quebra-cabeças repetitivos  tudo que te amarra a Unravel é a beleza dos gráficos e o carisma de Yarny. Tanto que a criatura de lã ganhou até tutorial de montagem no site do jogo.

A música combina muito bem com a paisagem e não é cansativa em momento algum, acompanhando o ritmo das ações e cutscenes.
Atualmente o jogo é gratuito para assinantes do EA Access no Xbox One. Também está disponível para PS4 e PC.

Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Nath Vilya

Feminazgûl, 29 anos, satanáries, se recusa a ser invisível.