MOOCs – Amplie seus horizontes com os cursos online

Vantagens de estudar com os MOOCs – Cursos massivos de aprendizagem.

Em um país onde provas como ENEM viram notícia pela quantidade de pessoas reprovadas em redação, uma boa dica é se manter atualizado. Estudar online é uma boa forma de ampliar seu repertório e aprimorar o conhecimento da sua língua (e quem sabe, de outras também), principalmente para quem pretende se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

No entanto, a aquisição de conhecimento não é algo que devemos priorizar apenas na vida profissional. Afinal, um bom repertório é fundamental em nossas socializações e ele também pode ser adquirido por meio de vivência, entretenimento, lazer, etc…

Certa vez, li que participar de cursos, estudar línguas e ler histórias de ficção nos ajudam a desenvolver processos cognitivos mais significativos para a apreensão dos mais diversos conteúdos e para resolução de conflitos. Não à toa, estudiosos da área de cognição recomendam que você leia livros de fantasia na mesma medida que lê livros técnicos relacionados à sua área.

Uma boa forma de aproveitar as vantagens da internet é fazer cursos online, também conhecidos como MOOCs. Os Cursos Abertos Massivos e Online (Massive Online Open Courses) são oferecidos por diversas instituições, que vão desde grandes universidades até ONGs e a maioria oferece certificado de conclusão. Embora esses certificados não sejam reconhecidos pelo MEC, eles são reconhecidos por instituições de ensino e empresas que entendem a importância deles para aquisição ou aprimoramento de diversos tipos de conhecimento.

6358321256430475362052541241_keep-calm-and-study-hard-4456-622x415

Além de aprimorar o seu conhecimento, você também pode interagir com outras pessoas do mundo todo (no caso dos cursos em outros idiomas) e praticar sua escrita.

O sistema de avaliação se baseia em testes de múltipla escolha e avaliação por pares no casos dos textos. A avaliação por pares faz com que você avalie alguns trabalhos dos seus colegas e colegas aleatórios também avaliem o seu. Cada curso tem seus próprios critérios e eles são passados no início de cada um, então, o aluno também é incentivado a pensar de forma crítica e imparcial.

1. Coursera

Eu fiz um curso de Comics (história dos quadrinhos) no Coursera que oferece uma infinidade de cursos disponibilizados por grandes universidades e que vão desde filosofia para iniciantes à mecatrônica.

Os cursos em português possuem certificação de universidades como a USP e a UNICAMP. A maioria dos cursos são grátis, só que para obter o certificado de conclusão, o inscrito deverá pagar uma taxa. O valor é de 49 dólares.

Alguns dos cursos oferecidos são:

  • A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte
  • Desenvolvimento e Design de Aplicativos para iPhone
  • Aprendendo a Aprender: poderosas ferramentas mentais para ajudá-lo a dominar temas complexos. (Este é um dos cursos mais populares e os vídeos estão disponíveis em vários idiomas, inclusive português).
  • Segurança cibernética e seus dez domínios de atuação 
  • Origens da vida no contexto cósmico

No começo deste ano, o Coursera lançou vários cursos de especialização que são pagos.

2. edX

Outra plataforma similar ao Cousera é a edX que contém diversos cursos produzidos por instituições e universidades. Com um sistema similar ao do Coursera para a obtenção do certificado de conclusão de curso, o estudante deverá pagar uma taxa de 25 dólares.

3. Canvas Network

Canvas Network oferece cursos grátis associados a inúmeras instituições. Há uma categoria de cursos denominada Girls in STEM com intuito de promover o ingresso da mulheres nas carreiras relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Os cursos são gratuitos.

4. Iversity

Iversity não oferece curso em português, por enquanto, e seus cursos são mais focados em business. São gratuitos.

5. Learncafe

Learncafe é uma plataforma que oferece cursos online de curta duração e que é oferecido por profissionais. Existem cursos gratuitos e cursos que cobram mensalidade.

6. Site do Senado

site do senado oferece cursos sem tutoria que são muito bons e também emitem certificado. Embora grande parte dos cursos seja relacionada à política e legislação (coisa que todos nós devíamos aprender), há cursos de ortografia, introdução ao direito, redação técnica, etc. São todos gratuitos.

7. Khan Academy

O site da Khan Academy (possui duas versões, a versão em português e a versão em inglês) oferece aulas e exercícios relacionados à diversas disciplinas como matemática, física, química, biologia, astronomia, história, arte e economia.

Se você tem alguma dúvida de matemática, há um arsenal de vídeos para você entender trigonometria, álgebra e geometria, passo a passo. Eles também oferecem aulas preparatórias para alguns exames realizados nos Estados Unidos, como o  MCAT (Medical College Admission Test), para a admissão de alunos nas faculdades de medicina no território estadunidense. Neste módulo, há muitos vídeos sobre biologia celular, fisiologia e sobre diversas patologias. São ótimos materiais de estudos para as pessoas que cursam faculdades nas áreas biológicas. A tradução dos vídeos para o português está sendo realizada pela Fundação Lemann. e eles são todos gratuitos.

8, Veduca

O Veduca tem um acervo de mais de 200 cursos gratuitos coordenados por diversas instituições de ensino nacionais e internacionais como a USP, UnB, Unicamp, Harvard, entre outras.

9. Codecademy

O Codecademy oferece cursos gratuitos sobre como aprender mais de 12 linguagens de programação que incluem Python, Java, Javascript, HTML e CSS. O curso de Python é muito divertido, e traz várias referências ao grupo Monty Python.

10. Udacity

Para você aprender a programar, desenvolver aplicativos e saber mais  sobre alguns tópicos como inteligência artificial, também existe a Udacity, criada por várias parcerias do Vale do Silício, nos EUA. Há uma grande parcela de cursos gratuitos, embora os cursos classificados como Nanodegree são pagos.

11. Harvard University Online Learning

Cursos online também são oferecidos por uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo, a Universidade de Harvard. Alguns dos cursos são gratuitos (no credential), enquanto outros são pagos. Há uma grande variedade de cursos e conteúdos como artes e design, ciência da computação, economia e finanças, história, ciências sociais, medicina e saúde pública, engenharia, etc.

12. MIT OpenCourseWare

Além destes cursos oferecidos, a Harvard em conjunto com o MIT oferece vários cursos, por meio da iniciativa MIT OpenCourseWare, com conteúdos mais direcionados ao tema de ciências da saúde e tecnologia.

E então? O que você está esperando para começar?

Canvas Network foi dica da MinaNerd Helen Miranda.

Colaboração da MinaNerd Isabelle Tancioni.


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Iluminerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.