Guia de Maquiagem: #1 Higienização da Pele

Amamos nos sentir bem e bonitas, mas muitas vezes ficamos perdidas e sem saber por onde iniciar neste mundo das maquiagens. Muitos produtos são lançados no mercado com diversas propostas e promessas, mas nos damos conta de que não temos ideia de como tirar o melhor proveito do produto adquirido. Foi pensando nisso e neste momento de crise que estamos passando, afinal o que queremos é poupar nosso rico, suado e amado dinheirinho, é que o Minas lança o Guia Básico de Maquiagem. 

Apesar de ser básico, não significa que as mulheres que já tem uma noção mais elaborada não possam acompanhar, afinal, dicas nunca são demais.

Essa semana começamos com o passo mais importante da make: a limpeza e o pré- maquiagem. É essa etapa que garante que sua make dure de forma impecável e por mais tempo em sua pele.

Tipos de Pele

Basicamente temos quatro tipos de pele: Normal, seca, mista e oleosa. Cada uma se comporta de maneira diferente, tendo assim alguns detalhes de cuidados distintos entre sí.

Pele normal: A pele normal é a mais tranquila de lidar.  Apresenta uma textura aveludada e boa elasticidade. Taxas de oleosidade (sebo produzido pelo organismo) normal e na medida certa. Os poros são pequenos e pouco visíveis. Baixa propensão de espinhas e aparecimento de manchas

Pele seca: A pele seca tem poros pouco visíveis e pouca luminosidade. É caracterizada pela perda de água em excesso, assim como apresenta maior propensão a descamação, vermelhidão, aparecimento de pequenas rugas e fissuras.

Pele Mista: Este é o tipo de pele mais comum. As características desse tipo de pele são poros dilatados, brilho excessivo na zona T (testa, nariz e queixo) e pele seca nas extremidades( bochechas). Ela também apresenta uma pele mais fininha, o que também a torna suscetível a descamação e aparecimento de linhas finas e ruguinhas e envelhecimento precoce.

Pele oleosa: É caracterizada pela produção de sebo maior que o normal. Apresenta poros dilatados e oleosidade excessiva e, devido a isso, uma maior probabilidade de acne, cravos e espinhas.

Dito as características de cada pele, passemos para de fato os cuidados pré-maquiagem.

Aprenda a preparar a pele

Em geral a ordem é: limpar, tonificar e hidratar e logo após esses passos básicos, fazer o uso do protetor solar e dos demais itens de maquiagem. Mas para cada tipo de pele deve-se atentar aos tipos de textura e componentes de produtos neste pré-make.

A água para lavar o rosto  nessa etapa deve ser sempre gelada, pois ajuda a fechar os poros. Para aquele dia muito frio de inverno, pode usar a água em temperatura ambiente. Lembre-se que a água quente sempre dilata os poros, e o que menos queremos é dilatá-los, pois, prejudica o resultado final da make, mas também porque o risco de acúmulo de resíduos causadores de espinhas e cravos é muito maior.

Sobre os Sabonetes: Limpar

Nunca se deve usar o sabonete que usamos no corpo para o rosto, pois a pele do rosto é muito mais sensível e fininha que o restante do corpo. O sabonete corporal tem uma composição muito mais agressiva que aqueles específicos para o rosto.

Para peles secas e normais, o bacana são os sabonetes mais hidratantes, para peles mistas e oleosas, sabonetes com menor índice de hidratante. Porém, devo alertar que todo o tipo de pele necessita de hidratação. O grande problema de quem tem pele oleosa é ficar tentando tirar a oleosidade e brilho do rosto a todo custo. Isso é totalmente errado, pois quanto mais você retira, mais o corpo produz, resultando em algo que chamamos de efeito rebote, que é a pele compensar o que foi retirado, ou seja, quanto mais lavar o rosto mais oleosidade a pele irá produzir. Então, a solução é fazer a higiene adequada. Pela manhã, antes da maquiagem, hidratar e seguir com os outros passos. À noite, retirar toda a make e seguir também com o lavar, tonificar e hidratar. Seguindo esses passos, somente essas duas vezes, após alguns dias o corpo naturalmente entra em equilíbrio e a produção de oleosidade se torna menor.

Após a Limpeza, Tonificar

Peles secas e normais devem usar o que chamamos de loção tônica, que retiram os últimos vestígios de impurezas da pele e equilibram o ph da mesma. Peles oleosa devem usar o que chamamos de tônico adstringente, que em geral, contraem a pele, fechando os poros e controlando o brilho excessivo.

Hidratar

Hidratação é diferente de água, viu mulherada?!? Uma coisa é você beber bastante água e equilibrar o seu corpo, mas na maquiagem, quando falamos de hidratação, é referente a substâncias, como cremes e géis, que conferem emoliência e elasticidade à cútis. Ou seja a hidratação da pele é a somatória da quantidade de aguá ingerida + substancias emolientes dos cremes e produtos para pele.

A textura do componente hidratante é de extrema importância, pois ele pode pesar a pele, o que no final da maquiagem pode causar brilho excessivo. Então prestar atenção a essa etapa é fundamental. Em pele oleosa, é recomendado usar cremes de textura mais fininha e de fácil absorção ou cremes géis, que são maravilhosos e não pesam em nada. Já a pele seca pode abusar de uma textura mais “pesadinha” e é melhor ainda se tiver algum óleo vegetal em sua composição.

Protetor Solar

O protetor solar é um dos últimos componentes a serem usados nessa etapa pré maquiagem e, assim como os outros passos, deve ser usado de acordo com cada tipo de pele. Os para peles secas têm uma concentração maior de ativos oleaginosos e os para peles oleosas, uma concentração menor.

Dica

Essa é uma dica muito pessoal, portanto é recomendado perguntar ao seu dermatologista se essa dica confere ou não para o seu caso. Lembrando que o dermatologista é a melhor pessoa para indicar produtos e fórmulas para sua pele. Em geral, produtos destinados para peles sensíveis se dão bem com outros tipos de pele também, pois a formulação desses produtos é pensada num menor número de danos a cútis, feitos com substâncias mais gentis e fórmulas mais leves. Peles acneicas costumam se dar muito bem com esses produtos.

 

 


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Camila Lima

Maquiadora e estudante de comunicação. Adoro brincar de ser modelo fotográfica e atriz. Mulher negra em constante aprendizado, faço disso uma filosofia de vida. Palavra que mais amo é : Gratidão.