10 filmes clássicos de volta às aulas

Pois é. Ano começou e com ele as aulas. Volta a rotina para alguns ou algo completamente novo para outros, o final das férias e começo das aulas sempre é um indício de que agora é hora de levar algo a sério nessa vida, nem que sejam as promessas de ano novo incluindo aí ser melhor nos estudos. Mas não se sinta só com esse aperto no peito, selecionamos 10 filmes sobre volta às aulas que vão te mostrar como todo mundo passa por isso e que o processo pode ser, ora vejam só, até divertido!

 1 – Grease – Nos Tempos da Brilhantina

Tem como começar melhor as aulas do que dançando e cantando,se apaixonando e estudando junto com o crush que você conheceu nas férias? Um dos melhores musicais de Hollywood, com músicas incríveis e as interpretações memoráveis de  Olivia Newton-John e John Travolta. (Grease – EUA, 1978- Randal Kleiser)

 

 

2 – Karate Kid (original de 1984)

Daniel Larussu se envolve com a namoradinha de um dos bullies da escola e quando começam as aulas ele vai ter que aprender MUITO com seu vizinho, o Senhor Miagy, para poder se defender. Um clássico dos anos 80 com Ralph Macchio e Pat Morita, dirigido por John G Avildsen e com aquela trilha sonora do Peter Cetera que nunca mais sai da cabeça. Boa sorte.

 

 

3 – Sociedade dos Poetas Mortos

“Oh, Capitão, meu Capitão!” Quem nunca chorou nesse filme tem um coração gelado e peludo. Ok, a ideia não era ser deprê aqui, mas esse filme fala sobre o GRANDE papel dos professores apaixonados pelo que fazem e do amor pelo conhecimento e inspiração que podem despertar em nós. Robin Williams em sua melhor forma, admirável e tocante. (Sociedade dos Poetas Mortos -EUA 1989 – Peter Weir)

 

 

4 – O sorriso da Monalisa

Ah, que filme MARAVILHOSO e INSPIRADOR! Conta a história da professora de arte Katherine Watson, uma mulher independente, questionadora, avançada para sua época (anos 50) educada na liberal Universidade de Berkeley, na Califórnia eos  obstáculos que enfrenta ao lecionar em uma escola feminina, tradicionalista – onde mulheres inteligentes e brilhantes recebem uma educação para se transformarem em… cultas esposas e responsáveis mães. Empoderador, feminista, disruptivo, com Julia Roberts e Kristen Durst e Maggie Gyllenhaal ( O Sorriso da Monalisa – EUA – 2003 -Mike Newell)

 

 

5 – Harry Potter e a Pedra Filosofal

Dispensa apresentações, certo? O primeiro dia de aula em Hogwarts ninguém esquece. É gostoso ver que são gente como a gente, nervosos e se adaptando à novas aulas e professores. (Harry Potter e a Pedra Filosofal EUA/UK – 2001- Chris Columbus)

 

 

6 – Clube dos 5

Um dos filmes de ouro da era John Hugues do cinema para adolescentes, quem não viu tem que ver. Cinco adolescentes completamente diferentes entre si cometem alguns delitos e ficam detidos na escola com a punição de escreverem uma redação refletindo sobre suas vidas. Mal sabem eles que vão descobrir mais sobre si mesmos e a relação que tinham uns com os outros do que jamais poderiam imaginar. Trilha sonora inesquecível com Don’t You Forget About Me da banda irlandesa Simple Minds, Breakfast Club fala mais sobre identidade e representatividade do que muitas películas de hoje em dia. (Clube dos 5 – EUA 1985 – John Hugues)

 

 

7 – As Vantagens de ser Invisível

Um dos filmes para adolescentes mais lindos, e sensíveis dos últimos tempos, nasceu um clássico. O fofo Charlie (Logan Lerman) entra no novo colégio enquanto se recupera de uma depressão, advinda da perda de seu único amigo. Na escola, porém, começa sua jornada de socialização, crescimento e recuperação com a ajuda nada convencional de dois veteranos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), que o recebem em seu mundinho à parte dos populares da escola. E ainda tem David Bowie na trilha sonora. (As Vantagens de Ser Invisível – EUA 2012 – Steven Chbosky)

 

 

8 – Educação

Filme incrível, com roteiro premiado de Nick Hornby, Educação conta a história de Jenny, uma garota que vive um dilema: obedecer aos pais e ir pra faculdade em  Oxford ou embarcar em uma aventura com David, um cara mais velho que acabou de conhecer e que parece viver a efervescência da Swinging London dos anos 60 ao máximo. Um filme sobre a liberação da mulher nos anos 60 e sobre o peso de nossas escolhas. Maravilhoso

( Educação – EUA/UK – 2010 – Lone Scherfig)

 

 

9 – Meninas Malvadas

Regina George, quem não se lembra dela? Povoa nossos pesadelos até hoje. O filme é um clássico de High School americano, onde, aparentemente o esporte predileto de uma turminha de meninas insuportáveis é denigrir outras que estão tentando viver suas vidas em paz. É bem pesado em alguns momentos e pode ser gatilho para muita gente, mas foi escrito por Tina Fey para ser uma sátira sobre essa relação doentia entre as meninas padrão-perfeitas-seguidoras da mídia e as demais. Rachel McAdams no entanto, está ÓTIMA como a antagonista.  (Garotas Malvadas -2004- Mark Waters)

 

 

10 – Te pego lá fora

A trama de Te Pego Lá Fora é adaptada de um clássico do western de 1952, Matar ou Morrer  onde um xerife do Velho Oeste é forçado a confrontar com um notório criminoso em uma hora marcada. Em Te Pego Lá Fora, um jovem estudante do ensino médio chamado Jerry Mitchell acaba sendo desafiado pelo bully da escola para uma briga às 3h da tarde no estacionamento da com isso, Mitchell passa o dia inteiro na gastura evitando que o embate aconteça. (Te Pego Lá Fora – EUA – 1987 – Phil Joanou)

 

 


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Gabriela Franco

Jornalista especializada em cultura pop, produtora, cineasta e mãe da Sophia e da Valentina Criadora do MinasNerds.