Guia de Maquiagem: #2 Primers

Dando continuidade ao nosso aprendizado e construção de maquiagem, hoje vamos falar dele, o queridinho mágico, salvador das peles oleosas e de poros dilatados…. Salvador das peles maduras, trazendo viso e luminosidade… O Primer! Na última matéria, vimos como higienizar e preparar a pele para receber melhor a maquiagem.

Quem já conhece ama, quem ainda não usa, corre e vai experimentar. Um bom início de maquiagem pede um primer ideal para cada tipo de pele.

O primer é responsável em preparar a pele para receber os demais produtos. Ele fecha ou disfarça os poros, controla a oleosidade, reduz as linhas de expressão, prolonga a hidratação e consequentemente prolonga a duração da maquiagem.

Texturas ideais para cada tipo de pele:

A princípio, temos três importantes texturas oferecidas pelo mercado, e cada uma dessas texturas atendem determinadas necessidades.

O mais comum é o primer em creme. Ele tem o toque sequinho e siliconado. As peles oleosas e que apresentam poros muito dilatados se adaptam perfeitamente a essa textura. Temos também o primer no formato gel/sérum, que tem uma textura leve e hidratante, ideal para peles secas ou maduras. Existe também um formato mais genérico desse produto, que basicamente atende bem todos os tipos de peles, ele apresenta a textura mais liquida e que pode ser usado antes, depois ou no decorrer do dia. Acabamento aveludado, porém super  leve e refrescante.

Tipos de primers específicos:

É preciso saber que existem três tipos específicos de primers: para pele, boca e olhos e cada um age de forma diferente, sem contar que a composição deles é diferente e o modo de aplicação também.

Primer de pele: Serve para hidratar e proteger, promove o fechamento dos poros, evitando o contato danoso da pele com a maquiagem. Devido a esse efeito, ele diminui a oleosidade conferindo uma maior durabilidade da maquiagem.

Modo de aplicar: Após a higienização da pele e aplicação do protetor solar, o primer é o primeiro item a ser aplicado na pele. O ideal é aplicar e deixar agir por alguns minutinhos (uma média de cinco minutinhos). Enquanto o primer vai agindo na pele, use o tempo para separar os outros itens de maquiagem!

O ideal é aplicar o primer de rosto sempre com pincel para não contaminar o produto e também para garantir a uniformidade da aplicação. Outro motivo bem importante é que, ao aplicar produtos de maquiagem com as mãos, estamos transferindo a oleosidade das mãos para o rosto e isso, para peles oleosas, não é nada legal.

Uma sugestão de produto é Effaclar Mat, de La Roche-Posay, ele custa em média R$80, porém rende bastante e deixa a pele bem sequinha.

Também nessa mesma categoria de primers de pele, encontramos os primers coloridos. Em geral, os mais usados são os das cores pêssego/coral, o verde e o amarelo. Ele tem a mesma função de fechar poros e dar durabilidade à maquiagem, porém apresenta um plus que é a correção de algumas imperfeições específicas.

Os de cor pêssego/coral são usados para disfarçar opticamente as manchinhas amarronzadas, como as apresentadas nas olheiras.

Os de cor verde disfarçam manchinhas avermelhadas, como por exemplo as manchas de espinhas e a vermelhidão que temos em volta do nariz.

Os de cor amarelo neutralizam cores arroxeadas, como algumas olheiras mais intensas e cor de algumas veias pelo rosto. Dependendo da textura do primer, se mais grossinho, ele também pode ser usado para iluminar pontos específicos do rosto.

 

Primer para os lábios: Protege do ressecamento causado por batons matte. Hidrata a pele da boca, porém ele não serve para fixar o batom por mais tempo.

Modo de aplicar: O ideal é aplicar o primer labial logo no início da make, assim que preparar a pele, pois o produto leva um certo tempo para agir. O tempo de terminar toda a maquiagem é ideal para a ação do produto. Esse produto vem em forma de bastão, lembrando muito a embalagem de batom, assim, se for de uso pessoal, não precisa se preocupar com usar pincel ou até mesmo os dedos. Caso seja de uso profissional, o ideal é usar uma espátula e pincel descartável.

Primer para os olhos: Usado para fixar e evitar que a sombra borre e acumule nas dobras das pálpebras, ajuda também a dar maior pigmentação à cor escolhida, deixando-a mais viva e intensa.

Como aplicar: O primer para os olhos é mais pastoso do que o para o rosto. Na hora de montar a sombra, aplique sobre a pálpebra – não é preciso se preocupar em estar com a pele limpa, pode ter o próprio primer de rosto por baixo e/ou a base. Não espere agir! Aqui a ordem é aplicar a sombra logo após o primer, não esperando secar por completo, pois assim fica mais fácil para esfumar e fazer os acabamentos necessários.

Prefira a aplicação desse primer com pincel, pelo mesmo motivo do primer de pele. Use pouca quantidade de produto, não há a necessidade de exageros nessa região. Menos é mais neste caso, para que evitar a marcação das linhas de expressão.

Dica: Segue abaixo a indicação de algumas marcas que apresentam ótimos primers para pele e/ou olhos, a lista vai desde marcas com valor mais acessível até as marcas mais caras. (Não estamos sendo pagas por marca alguma para fazer algum tipo de propaganda ou divulgação, é somente uma ideia de bons produtos com variações de valores que melhor atenda ao bolso de cada uma)

– Mary Kay = primer para pele e primer para olhos

– O Boticário = Make B, creme com textura leve à base de água.

– Revlon = Photoready

– MAC = Prep n Prime

– Urban Decay = Primer Potion (Primer de sombras)

– Urban Decay = All Nighter

– Smashbox = Photo Finish

– Benefit = That Gal (Primer iluminador)

-Benefit = They Are Real Tinted Primer                                               

 

 


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Camila Lima

Maquiadora e estudante de comunicação. Adoro brincar de ser modelo fotográfica e atriz. Mulher negra em constante aprendizado, faço disso uma filosofia de vida. Palavra que mais amo é : Gratidão.