Exposição homenageia Mulher-Maravilha

Que tal visitar a exposição de alunos, artistas convidados e professores, incluindo Eduardo Pansica, que já trabalhou com a heroína no fase do J. Michael Straczynski,  homenageando a personagem?

Em homenagem ao icônica personagem dos quadrinhos, Mulher Maravilha, a Escola Técnica de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos abre a exposição Mulher Maravilha: uma homenagem da Casa dos Quadrinhos, a partir do dia 10 de junho de 2017.

Publicada pela primeira vez em 1941, foi criada por William Moulton Marston, inspirado por suas esposas Elizabeth Holloway Marston e Olive Byrne, e pelo movimento sufragista, a Mulher Maravilha foi concebida para representar um ideal feminino de força, coragem e integridade.

Em quase 76 anos de existência, ela acompanhou as mudanças históricas e sociais dos séculos XX e XXI, tornando uma das mais importantes representantes do sexo feminino na cultura pop e um ícone feminista.

Artistas de grande calibre trabalharam com a heroína, como George Perez, Phil Jimenez, Gail Simone, Jill Thompson. E, o seriado estrelado por Linda Carter, entre 1975 e 1979, se tornou parte importante da história da televisão.

Agora, em 2017, o filme dirigido por Patty Jenkins, tendo Gal Gadot como protagonista, se tornou sucesso de público e crítica, quebrando diversos recordes de bilheteria.

A exposição traz pôsteres, álbuns e revistas nacionais e americanas da personagem, e homenagens de alunos, artistas convidados e professores, incluindo Eduardo Pansica, que já trabalhou com a heroína na fase escrita por J. Michael Straczynski.

Artistas presentes na exposição, junto com Eduardo Pansica: os escultores Eddie Vieira e Fernando Marinho, os quadrinistas Ig Guara, Carol Cunha, Cecília Marinho, Márcio Fiorito, Valdo Alves, os ilustradores Alexandre Tso, Flávia Carvalho, Lucas Barros, Edmilson Cotrim, Salomão Hubner, Geraldo Araújo, além dos alunos Eduardo Furtado, Yuri Alves, Bruna Cambraia, João Bogo, Luiza Bastos, Felipe Alvares, Ana Beatriz Valgas, Helena Moraes, Cecília Lana, Júlia Pádua.

De 10 de junho até 05 de agosto de 2017
Segunda a sexta-feira, de 09 às 21 horas. Sábados, de 09 às 17 horas
Local: Espaço Cultural Casa dos Quadrinhos – Av. João Pinheiro, 277 – Funcionários
Entrada franca
Informações: 3224 0040 ou recepcao@casadosquadrinhos.com.br
Site: http://www.casadosquadrinhos.com.br/

Abaixo uma pequena amostra para aguçar a curiosidade.

 



Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Iluminerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.