Quem foi Florence Steinberg?

Citada como “a secretária de Stan Lee” em diversas matérias, Flo Steinberg era conhecida pelos colegas como uma das responsáveis pela fundação da Marvel e o coração da editora. A “Fabulosa Flo” faleceu nesse domingo, 23 de julho, deixando o mundo dos quadrinhos mais triste e um pouco menos feminino.

Muito embora trabalhasse nos “bastidores”, sua existência foi extremamente significativa para a afirmação da presença das mulheres nos quadrinhos. Por isso, sua partida resultou em muita comoção registrada nas redes sociais:

Durante os anos 1960 ela foi por muito tempo toda a equipe por trás de Stan Lee, sendo responsável até pela distribuição dos quadrinhos. Como relações públicas, trabalhou na Marvel entre  1963 e 1968 e sua voz pode ser ouvida nesse áudio que traz as vozes das figuras mais ilustres da editora:

Recém graduada em História, Flo procurava um emprego e acabou respondendo a um anúncio para a área administrativa de uma revista. O anúncio era para trabalhar com Stan Lee, que estava em busca de uma assistente, Gal friday, como ele a chamava e, apesar de não estar familiarizada com o universo dos quadrinhos, em pouco tempo passou a ter fãs, já que era ela que respondia às cartas dos leitores.

Ao deixar a Marvel em 1968, Flo foi uma das primeiras pessoas a se estabelecer no cenário independente de quadrinhos pela editora Big Apple Comix, onde ficou até o começo dos anos 2000, quando retornou à Marvel, onde permaneceu até falecer.

http://www.comicsbeat.com/rip-fabulous-flo-steinberg/

 


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Iluminerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.