O Destino do Lobo – Fábulas da Terra, de Paola Giometti

Paola Giometti é paulistana, formada em biologia, mestre e doutoranda na área de ciências. Além disso, é autora de três livros solos, colaboradora e organizadora de diversas coletâneas de contos. O Destino do Lobo é seu primeiro livro solo, lançado em 2014 pela Giz Editorial. Este, juntamente com os títulos O Código das Águias e O Chamado dos Bisões, compõem a série Fábulas da Terra, na qual a autora mescla seu conhecimento acadêmico e empírico para criar um retrato o mais fiel possível da natureza.

Em O Destino do Lobo somos apresentados a uma época muito antiga, na qual os homens ainda não haviam construído toda a civilização que conhecemos. Porém, o livro é contado a partir da perspectiva de uma alcateia de lobos, que luta pela sobrevivência num ambiente inóspito e cheio de perigos. Um destes perigos é o próprio homem, que também vivia em bandos e fazia o que fosse preciso por seu grupo. Até que Kushi, a líder da alcateia, tem uma visão de seus ancestrais. Eles lhe mostram um futuro que parecia impossível até então, a união entre homens e lobos. Agora ela e seus amigos partem em uma jornada perigosa por montanhas geladas em busca de respostas que poderão decidir o destino dos lobos.

Esta é basicamente a sinopse desta obra, de fácil leitura e transmissão, ideal para o público infanto juvenil. A história possui uma linguagem bem simples, mas muito cativante, que te faz ficar curioso com o que vai acontecer a seguir. A autora é muito cuidadosa com a escolha das palavras, incluindo o nome dos personagens e dos elementos da natureza que vai descrevendo ao longo do caminho. Algumas informações, como tipos de plantas e animais, não são familiares para a maioria dos leitores, mas estes são bem inseridos e explicados na trama.

Nós do MinasNerds sempre reafirmamos nosso compromisso com a divulgação e a valorização de mulheres que fazem trabalhos incríveis, muitas vezes sem nenhum tipo de apoio. Podemos dizer que a Paola Giometti é uma dessas mulheres, além de muito competente, possuidora de uma sensibilidade que pode ser vista em suas obras. O destino do lobo diz muito de amizade, companheirismo, perseverança e força, através de uma narrativa que demonstra muito amor pelos animais e pelas ligações que nós construímos com eles. Com certeza é um ótimo presente para os pequenos que estão despertando o interesse pela leitura e pelas ciências.

 

Ficha técnica

Livro: O Destino do Lobo

Autora: Paola Giometti

Editora: Giz Editorial

Ano: 2014

Páginas: 144

 


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Bianca Ferreira

Psicóloga, mestranda em psicanálise e dona da Bianqueria.