Fragmentos do Horror – Resenha de Junji Ito

Por Lívia Jurkowitsch 

O Japão, o Oriente em geral, é peculiar em muitos aspectos, com uma cultura riquíssima e infelizmente muito pouco conhecida e difundida aqui no Ocidente. Mas graças à internet e à globalização, podemos, ainda que muito de leve, ter a honra de poder conhecer um pouco do legado desses países, em especial do Japão, cuja a maior colônia fora de seu próprio país, fica aqui no Brasil, em São Paulo.

Os japoneses são mestres em inúmeras coisas, mas em se tratando de literatura, recortando para os quadrinhos (Mangá) e mais ainda, para a narrativa de terror, eles são praticamente imbatíveis.

Sempre tive muita curiosidade em saber da onde eles tiram tantas ideias incríveis que consegue ao mesmo tempo te deixar com medo, mas também maravilhado, e, olha só, esses dois adjetivos podem resumir perfeito da obra de Junji Ito.

 

Ito é especialista em mangás de horror, o que vem fazendo com muita propriedade desde  1987. Já teve diversas obras adaptadas para o cinema e muitas delas já foram traduzidas para diversas línguas. A mais recente,lançada no Brasil foi a coletânea Fragmentos do Horror.

Lançada pela editora Darkside, que sempre investe em acabamentos e apresentações incriveis, o livro tem capa dura, como todos da editora, igualzinha ao original, e ainda vem com um acabamento em verniz que deixa uma imagem bem interessante escondida.

O formato de leitura é igual ao asiático, portanto, você não vai começar o livro do jeito tradicional, tem que ler “de trás para frente.” Fui procurar o original para comprar a tradução, e ela foi muito fiel ao material original. Sou uma leitora assídua de história de terror japonesas, e posso garantir que essas foram algumas das melhores que eu já li!

 

Itosan oferece ao leitor nove encontros com o desconhecido. Cada quadrinho pode ser fatal, cuidado! Entre as histórias da coletânea, temos uma mansão velha de madeira que gira sobre seus habitantes. Uma turma de dissecação com um assunto nada comum. Um funeral em que os mortos definitivamente não são postos para descansar. Variando do aterrorizante ao cômico, do erótico para o repugnante, essas histórias apresentam o retorno de Junji Ito há muito aguardado para o mundo do horror. Fragmentos do Horror faz parte da nova coleção DarkSide Graphic Novel Tokyo Terror.
A coletânea conta com 8 histórias curtas sobre diversos assuntos, e é uma mais fascinante que a outra. O desenho de Junji Ito é absurdamente bom, o que deixa o trabalho ainda mais interessante e amedrontador.

O mais interessante dessa coletânea é que você não precisa ter vastos conhecimentos sobre a cultura japonesa para entender as histórias, já que o assunto horror japonês sempre vem muito carregado de medos, superstições carregados de significados e significâncias peculiares dos japoneses, o que por muitas vezes deixa os leitores que não estão acostumados com essa cultura, meio perdidos, mas não é o caso aqui. 

 

O livro é tão bom que eu terminei de ler em um dia e fiquei com gostinho de quero mais! São histórias pequenas, certeiras, assustadoras, mas que te deixam pensativo por horas! É um ótimo material para quem gosta de mangás ou de histórias de terror! Recomendaria também para pessoas que estão procurando um material para iniciar leitura no assunto de terror oriental! A Darkside Books está com uma divisão lindíssima de HQs,e como o negócio deles é terror, certamente poderemos esperar mais coisa boa chegando por aqui. O MinasNerds recomenda fortemente <3

Fragmentos do Horror
Junji Ito
Darkside Books

Preço sugerido: R$ 27,90


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Gabriela Franco

Jornalista especializada em cultura pop, produtora, cineasta e mãe da Sophia e da Valentina Criadora do MinasNerds.