Revista Plaf e o mundo dos quadrinhos

“O Mundo dos quadrinhos é o mundo todo” é a frase que abre o editorial da mais nova revista brasileira sobre HQ. Idealizada por Carol Almeida, Dandara Palankof e Paulo Floro, a publicação deixa claro a que veio logo na primeira página: “quadrinhos é sobretudo uma linguagem que nos levará a falar de amor, feminismo, existencialismo, memória, processos de guerra, de paz e, claro, aventuras nunca dantes imaginadas”.

Contando com a colaboração de diversas pessoas do universo dos quadrinhos, a primeira edição é um verdadeiro respiro em meio a um ambiente poluído pela mesmice de algumas vozes. A partir da perspectiva dos colaboradores que representam a diversidade que compõe uma realidade tão ampla, o leitor faz uma viagem por temas inusitados e pouco explorados em publicações mais tradicionais do gênero.

 

Começando com uma entrevista bem sincera com André Dahmer, onde o quadrinista expõe seu ponto de vista sobre o absurdo que permeia sua produção, passamos por uma matéria sobre Maria Aparecida Godoy, pioneira entre as mulheres quadrinistas, damos a volta ao mundo com Tintim, conhecemos o processo criativo de Felipe Nunes para a HQ O Segredo da Floresta, até chegarmos a uma matéria mais do que necessária produzida pelos 3 editores da revista: A HQ é Queer.

Como “avisado” no editorial, Dandara Carol e Paulo são integrantes da comunidade LGBTQ, assim, seu olhar sobre as questões que envolvem a produção cultural e a representatividade LGBTQ não poderia ser mais coerente e apurado. Ao tratar a temática considerada por leitores mais conservadores como “luta de justiceiros sociais para implementar uma doutrina politicamente correta”, os autores lembram personagens, autores e situações significativas para a discussão e reflexão de temas como sexualidade, política, homofobia e representatividade.

A viagem segue passando por Londres e sua relação com os quadrinhos, com dicas de lugares para conhecer e comprar gibis na capital inglesa e chega aos ciclos produtivos das HQ brasileiras, em um dossiê sobre nosso mercado.

Depois, resenhas e reflexões sobre quadrinhos independentes e literatura marginal nos indicam que estamos chegando ao final da edição que já deixa um gosto de “quero mais”, arrebatado por 5 HQ inéditas que só poderão ser conferidas na revista.

Corre lá e adquira a sua porque está mesmo imperdível! Vida longa ao projeto e parabéns aos envolvidos!

HQ inédita de Lu Caffagi

Via Lady’s Comics:

Plaf será vendida em lojas no Recife, João Pessoa, São Paulo e Curitiba, mas também poderá ser adquirida na loja virtual e na página do Facebook da revista e na loja online da Ugra Press. A primeira edição tem 60 páginas, tamanho 21x28cm, capa papel couché 170g com verniz, miolo papel couché 90g, grampeada e custa R$ 15.

Onde comprar a PLAF:

RECIFE:
Fênix Geek House
Rua Conselheiro Portela 665 – Espinheiro
Tel: (81) 3268-2536

Banca Guararapes
Av. Guararapes 223 – Centro
Tel: (81) 3224-5842

Bogart Café
R. Afonso Pena 96 – Santo Amaro
Tel:: (81) 3040-2243

EV Store
Rua Conselheiro Portela 417 – Espinheiro
Tel: (81) 3204-0973

JOÃO PESSOA
Comic House
Av. Nego 255 – Tambaú
Tel: (83) 3227-0656

SÃO PAULO
Ugra Press
Rua Augusta 1371 – Loja 116
Tel: (11) 3589-5459

Gibiteria
Praça Benedito Calixto 158 – 1o Andar – Pinheiros
Tel: (11) 3167-4838

CURITIBA
Itiban Comic Shop
Avenida Silva Jardim 845
Tel: (41) 3232-5367

VENDA ONLINE
Em breve divulgaremos o endereço de nossa loja online.

A PLAF NA WEB
A Plaf é uma revista impressa sobre quadrinhos. Para saber mais novidades sobre a publicação na internet acesse a nossa página no Facebook facebook.com/revistaplaf e também aqui na Revista O Grito! revistaogrito.com/plaf.

 

Saiba mais:

Os editores

Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Iluminerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.