Nerdice na moda- PRADA veste QUADRINHOS!

Por Márcia Rizzo

 

Desfile da Prada apresenta coleção com inspiração em uma heroína de quadrinhos

 

Durante a famosa semana de moda de Milão, o desfile da Prada Primavera/Verão 18, que aconteceu na última quinta-feira, 21/09, a marca trouxe um nov9 conceito. Tanto a cenografia quanto sua nova coleção trouxeram uma história inspirada em uma  típica heroína de HQs: Jovem, destemida, desbravadora e forte. O desfile conta, por meio das roupas, a evolução desta personagem. A beleza é futurista, onde já superamos essa questão de gênero, uma menina que parece menino, que se veste como menina. Tanto faz. Não importa. Em alguns momentos, roupas super soltas. Em outros, cintura marcada, o que quer dizer que a mulher tem opções e poder de escolha

Cabelo “invisível”, preso ou curtinho, sem atrapalhar a nossa heroína na luta para matar um leão por dia. Miuccia Prada chamou oito quadrinistas mulheres para a missão. Todas inspiradas em Tarpé Mills, criadora da Miss Fury, primeira personagem feminina criada por uma mulher, sobre a qual já falamos aqui. 

Vamos às minas:

Brigid Elva: Inglesa, trabalha em vários zines e quadrinhos. A principal característica dos seus traços é quase sempre apresentar figuras alternativas de beleza. Seu zine Hex foi impresso em diversos casacos e coletes.

Giuliana Maldini: Italiana, teve notoriedade em 1978, quando lançou um livro de desenhos sobre a condição feminina. Sua obra se resume em mulheres fortes contra o patriarcado.

Joelle Jones: Americana, já contribuiu para Marvel e DC, sua mais famositcha é Lady Killer.

Trinna Robbins: Veterana, foi a primeira mulher a desenhar a mulher maravilha. Feministona,  ela deu início à primeira série de publicações exclusivamente produzida por mulheres, a Wimmen’s Comix. e sobre quem também  já falamos aqui. 

Emma Rios: Espanhola, já marcou presença na Marvel com Spider Man e Doutor Estranho. Para Prada, criou uma menina de cabelos curtos, com fone de ouvido e obcecada por um livro.

Natsume Ono: Japonesa, trabalha há mais de 40 anos  com quadrinhos e ilustrações e vive há algum tempinho em Milão. Seu trabalho é vasto e pode tanto abordar guerra cívil como romance gay.

Fiona Staples: Mistura desenhos à mão e digitais em seu trabalho. Já desenhou a incrível SAGA e a maravilhosa Tank Girl.

 

O mais gostoso desse desfile é ver que Dona Miuccia Prada é uma mulher inteligentíssima e não precisa estampar camisetas com frases feministas para declarar o ativismo. Isso fica claro por si só com suas criações, equipe e maneira de narrar. Na passarela da Prada ocorreu um espetáculo Riot Girrrl!

É a moda abraçando a cultura dos quadrinhos, prestigiando ilustradoras que foram silenciadas por ANOS  e mostrando que lugar de mulher é onde ela bem entedender, seja na moda, atrás de uma prancheta ou colecionando quadrinhos <3

Atuante no mercado da moda há 13 anos, Márcia Rizzo já passou pelo varejo, showrooms e até agências de tendências como o site WGSN. Hoje, se dedica à consultoria de imagem para mostrar aos diferentes tipos mulheres que a beleza pertence a todas. Para saber mais sobre seu trabalho, acesse: www.marciarizzo.wixsite.com/marciarizzo

 

 


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Gabriela Franco

Jornalista especializada em cultura pop, produtora, cineasta e mãe da Sophia e da Valentina Criadora do MinasNerds.