5 livros empoderadores para presentear crianças nesse natal

Sim, nós ainda estamos em novembro, mas já vem chegando aquela época em que as lojas começam a expor a decoração e os artigos natalinos em suas vitrines. Juntamente com isso, surgem as nossas dúvidas do que comprar para presentear as pessoas queridas, mesmo com pequenos orçamentos. As crianças, em especial, são um grupo mais delicado neste quesito. Primeiramente, pela intensa divisão de gênero nos brinquedos, o que, segundo pesquisas, não era um fenômeno tão acentuado há 50 anos atrás. Naquela época, meninos brincando de cozinhar e meninas de foguete, não eram cenas tão difíceis de se ver, como atualmente. Além disso, a influência midiática desperta nos pequenos o impulso do consumo como forma de serem aceitos socialmente, o que pode ser reforçado pela postura dos pais.

Diante desse cenário, o MinasNerds vem aqui sugerir uma lista de livros empoderadores para presentearmos as crianças nesse natal. Nossa intenção, com isso, não é a de desestimular as brincadeiras e o brincar infantil, que são essenciais nessa fase do desenvolvimento, mas sim demonstrar que, para além disso, podemos contribuir para expandir os gostos e as possibilidades de diversão daquela criança. A interação dos adultos e a incrementação da auto-estima são essenciais nesse período da vida e nós acreditamos que momentos de compartilhamento dos livros abaixo podem auxiliar nesse processo.

Coisa de Menina – Pri Ferrari

Sinopse: O que é coisa de menina? Oras, isso é algo que toda menina (e todo menino) deveria saber muito bem. Afinal, é na infância que a gente percebe que não existe regra e que todo mundo pode tudo: tem menino que gosta de brincar de casinha, tem menina que gosta de construir foguete. Por que, então, temos que nos adaptar a certos padrões de comportamento? Por que ainda dizem por aí que certas coisas não são apropriadas para mulheres? Este livro é para todos aqueles que acreditam na liberdade como a melhor escolha — e que têm certeza que meninas fizeram, fazem e farão muito mais. Para quem quiser saber mais, um post meu sobre este livro. 

Editora: Companhia das Letrinhas

Ano: 2016

Páginas: 48

As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo –  Rachel Ignotofsky

Sinopse: Recheado de ilustrações encantadoras, As cientistas destaca as contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo, além de trazer infográficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado. Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas, como a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie, e outras nem tanto, como Katherine Johnson, física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua. Pra quem quiser saber mais, tem post aqui no MinasNerds.

Editora: Blucher

Ano: 2017

Páginas: 128

50 Brasileiras Incríveis Para Conhecer Antes de Crescer – Débora Thomé 

Sinopse: Em tempo de super-heróis nos cinemas, 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer é um livro fantástico sobre heroínas da vida real Débora Thomé, jornalista, cientista política e criadora do bloco de carnaval Mulheres Rodadas, é a autora dessa obra que reúne a biografia de grandes mulheres brasileiras e conta também com ilustrações belíssimas feitas por artistas mulheres. Com uma história cheia de aventuras e desafios, neste livro não faltam mulheres fortes, fabulosas e fantásticas para inspirar meninas e meninos a não desistirem de seus sonhos, independente das dificuldades. Leila queria ser livre e ponto. Maria Rita andava com uma rolha pendurada no pescoço – não a deixavam falar o que pensava. Na primeira metade do século XIX, Liberata apelou pela própria liberdade. Lota morreu de amor. E Aracy virou anjo. Incríveis, revolucionárias, livres. Mulheres que mudaram o mundo com histórias para ler antes de crescer, de dormir e de sonhar.

Editora: Galera Record

Ano: 2017

Páginas: 120

Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes – Elena Favilli e Francesca Cavallo

Sinopse: Cem histórias que provam a força de um coração confiante: o poder de mudar o mundo. Que essas valentes mulheres inspirem vocês. Que os retratos delas imprimam em nossas filhas e filhos a profunda convicção de que a beleza se manifesta em todas as formas, cores e idades. Em Histórias de ninar para garotas rebeldes, tudo o que podemos sentir é esperança e entusiasmo pelo mundo que estamos construindo. Um mundo onde gênero não defina quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir.

Editora: Vergara & Riba

Ano: 2017

Páginas: 220

Malala, a Menina que Queria Ir Para a Escola – Adriana Carranca Corrêa

Sinopse: No primeiro livro-reportagem destinado ao público infantil, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. Na obra, a repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.

Editora: Companhia das Letrinhas

Ano: 2015

Páginas: 96


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Bianca Ferreira

Psicóloga, mestranda em psicanálise e dona da Bianqueria.