Política: substantivo feminino!

A partir de articulações entre diversas artistas, foi constatada a ausência de mulheres em espaços dedicados às charges políticas. A ideia de que mulheres não desenham charges ou não se interessam por política ainda é bastante forte no inconsciente coletivo, quando na verdade, sabemos que mulheres chargistas que atuaram nos mesmos veículos e com a mesma proficuidade que autores renomados, apenas não tiveram o mesmo prestígio e visibilidade. Basta abrir o jornal e ver quantas mulheres têm suas reflexões e opiniões publicadas.

Então, onde estão as mulheres que fazem quadrinhos sobre política no Brasil? Para responder a essa pergunta, as quadrinistas Thaís Gualberto, Aline Zouvi, Carolina Ito e a pesquisadora Dani Marino criaram o projeto Políticas, que tem como objetivo oferecer um espaço para que as quadrinistas publiquem cartuns, charges e tiras.

Se os recursos usados por homens e mulheres são os mesmos na hora de desenhar, por que mulheres não produziriam charges políticas em mesma quantidade que os homens? Existem artistas incríveis prontas para serem descobertas! Basta saber onde olhar.

Acompanhem as charges nas redes:

https://www.facebook.com/politicashq/

https://politicashq.tumblr.com/

https://www.instagram.com/politicashq/

 

Contato:politicashq@gmail.com


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Iluminerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.