A pequena Mina Nerd da HQ Reparos

Eu li Reparos, do Brão Barbosa, por sugestão do próprio autor. Com 84 páginas coloridas em formato 19 cm x 27,5 cm, a HQ, que mistura aventura e drama, conta a trajetória de Eunice, uma menina curiosa que acaba encontrando a amizade de uma forma inesperada.

Já havíamos anunciado seu lançamento aqui, mas ainda não tínhamos falado sobre nossas impressões, bom, a minha impressão sobre esse trabalho. E o motivo da demora foi só falta de tempo mesmo, porque a vontade era sair gritando pra todo mundo que as impressões de quem já havia lido, como a Lady Sybilla, do Momentum Saga, o Sidney Gusman, editor das Graphics MSP, eram as mesmas que eu tive.

Por ser uma história despretensiosa e com tema universal, ela tem um apelo que consegue agradar diversos públicos, independentemente de gênero ou idade. Já nos emocionamos antes em histórias com a mesma premissa, que gira em torno de amizades improváveis, amor, confiança… Como em O Pequeno Príncipe, Up: Altas Aventuras, A Casa Monstro, por exemplo.

No entanto, a personagem principal tem algumas características que me chamaram atenção como mãe de uma mini-nerd: Eunice, é apaixonada por mecânica e física. Em seu tempo livre, costuma criar foguetes e bugigangas com seus amigos, até que uma de suas experiências acaba gerando uma pequena confusão e precisa resolver se quiser conquistar seu foguete de volta.

Pra isso, ela terá que encarar o medo que sente do velhinho assustador, sem criar ainda mais confusão e o que acontece a partir daí, é o surgimento de uma amizade que muda a vida de Eunice para sempre.

Brão é extremamente feliz na forma como retratou essa amizade e os personagens envolvidos, porque, embora a personagem principal seja uma menina, seu gênero não define os acontecimentos da história. A sensibilidade com que a história é narrada, faz com que todos os leitores se emocionem e se identifiquem , pois todos temos alguém especial que nos ajudou em algum momento da vida e a quem certamete somos muito gratos.

Outra coisa bacana sobre a HQ, é que além de ter uma arte linda e bem simples, o Brão a disponibiliza gratuitamente em diversos formatos. No entanto, é um trabalho tão incrível, que vale a pena comprar a versão impressa e presentar aquela pessoa especial que você conhece e que você sabe que deveria agradecer por tê-la conhecido.

Recomendo a leitura especialmente para as meninas que se decobrem fãs de tantas coisas que as pessoas insistem em dizer que são coisas de meninos. A Eunice não está nem aí para essas convenções e com ajuda do Sr. Ravid, ela mostra que ir atrás dos seus sonhos sempre vale a pena. Não tenho dúvidas que para essas pequenas nerds, a história tem um impacto significativo, já que as ações dos personagens são sempre muito naturais e familiares. Isso porque se trata de uma história inspirada em fatos da vida do próprio Brão.

Fiquei extremamente feliz em conhecer esse trabalho e espero que mais pessoas se emocionem com essa belíssima HQ,

Para comprar:
http://braobarbosa.com/reparos/

 

Sobre o autor
Brão Barbosa estreou como quadrinista com “Jesus Rocks” (2011), lançou, em seguida, o sucesso de crítica, “Feliz Aniversário, Minha Amada” (2013). “Reparos” é o terceiro trabalho do autor, que também já colaborou com a Editora Abril, Montegrappa, Microsoft, entre outros.

Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Iluminerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.