O que você precisa saber antes de assistir ao filme do Pantera Negra

Leu nossa resenha sobre o filme Pantera Negra e está louca para assistir, certo? Então agora vem conhecer um pouco sobre a história desta HQ que agora ganha o mundo e nossos corações.

 Via Cosmopolitan


O que é Wakanda?

Wakanda é uma nação africana fictícia no mundo de Marvel Comics. É massivamente isolacionista, raramente permitindo aos estrangeiros testemunhar as maravilhas secretas que detém. A partir do primeiro trailer da Pantera Negra, presume-se que os Wakandans permitem que o mundo pense que eles são um país do terceiro mundo, mas a realidade não pode ser mais diferente. Devido ao comércio do vibranium mineral (o material mais raro e mais valioso do mundo, o mesmo usado no escudo do Capitão América), é o país mais rico e tecnologicamente avançado do mundo – e eles não gostam de dividir suas coisas com os outros.

O que é Pantera Negra?

Pantera Negra é o título dado ao governante e protetor de Wakanda. O título é hereditário, o que significa que o filho ou a filha de qualquer Pantera Negra é automaticamente a próxima Pantera Negra, mas esse filho ou filha deve provar-se por sobrevivência de provas e consumir a “erva coração” para assumir plenamente o título. Qualquer um em Wakanda pode desafiar a Pantera Negra para o manto, mas derrotar uma Pantera Negra é incrivelmente difícil, pois essa erva dá poderes semelhantes aos encontrados no soro do super-soldado do Capitão América e é uma planta encontrada somente nas terras de Wakanda, extremamente venenosa para quem a ingere.

Ok, mas quem é a Pantera Negra?

 No universo cinematográfico Marvel, o atual Pantera negra é T’challa, príncipe interpretado por Chadwick Boseman e visto pela última vez em Captão América: Guerra Civil. Nos eventos desse filme, o rei T’chaka, foi morto em uma explosão, tornando T’challa o novo rei. No momento da morte de seu pai, T’challa já estava atuando no papel protetor da Pantera Negra, provavelmente devido à idade avançada de seu pai – na maioria dos quadrinhos, T’chaka era a Pantera Negra antes de T’challa vestir o traje.

Por que há tantas guerreiras incríveis nos trailers?

 

Essas mulheres ferozes são Dora Milaje (DOOR-uh mill-AH-jay), as guardiãs da família real de Wakanda. Eles são uma tropa de mulheres da super-elite que são trazidas de todas as diferentes tribos de Wakanda e treinadas para proteger e apoiar a Pantera negra, bem como os outros membros de sua família. Danai Gurira de The Walking Dead interpreta Okoye, líder da Dora Milaje em Black Panther.

Vale a pena notar que, nos quadrinhos, a Dora Milaje vem das diferentes tribos porque a tradição dita que o rei se casará com uma delas, mas os produtores do filme preferiram deixar esse aspecto de fora.

 

E as outras mulheres? Angela Bassett e a menina do Black Mirror? 

Primeiro, seu nome é Letitia Wright. Em segundo lugar, esses são os membros da família de T’challa Ramonda e Shuri. Ramonda / Angela Bassett é a madrasta de T’challa, a Rainha Mãe de Wakanda e a viúva do rei T’chaka. Ela não é a mãe biológica de T’challa, mas desde que sua mãe morreu quando era bebê, ela é a única mãe que conhece. Ela é, no entanto, a mãe biológica de Letitia Wright / Shuri, a meia-irmã de T’challa e um gênio cuja capacidade de trabalhar com a tecnologia Wakandan provavelmente faz os trajes do Iron Man de Tony Stark se parecerem com kits de hobby. A partir dos trailers, parece que Shuri é muito mais do que um nerd de laboratório – aquelas luvas de pantera que ela usa são capazes de causar um bom estrago.

E Lupita Nyong’o? 

Lupita é Nakia, um personagem que é um dos mais bem-sucedidos zeraze (ha-TOO zehr-AH-zay), ou “cães de guerra” de Wakanda. O hatut zeraze são as operações negras dos militares Wakandan, funcionando como espiões ou agentes especiais. Então, ela é uma superespiã, basicamente.

Quem é Michael B. Jordan no filme? Porque ele parece bem, mas também se veste diferente de todos os outros. 

Michael B. Jordan interpreta Erik Killmonger e, apesar de seu passado talvez estar explicado nos quadrinhos, provavelmente é melhor não especular muito sobre a imagem do filme. Nos quadrinhos, Killmonger é um Wakandan que foi exilado depois que sua família traiu a coroa. Ele cresceu no Harlem, foi um soldado de operações especial americano, e retorna a Wakanda para se vingar da família real por arruinar sua vida. Como ele conseguiu esse traje que aparece nos trailers é difícil saber, mas ele historicamente tem sido uma pedra no sapato de T’challa.

Onde eu vi Andy Serkis na MCU antes? E é esse Martin Freeman? Oh, certo. Andy Serkis fez sua estréia no MCU em Avengers: Age of Ultron, naquela cena em que Wanda / Scarlet Witch, Pietro / Quicksilver e Ultron estavam tentando roubar vibranium para tornar Ultron um corpo robótico melhor. Andy Serkis interpretou Ulysses Klaue, um criminoso que apenas … adora mexer com os minerais Wakanda. De qualquer forma, ele pegou seu braço em Ultron e agora ele está de volta com uma mão de garra. Martin Freeman está retomando seu papel do Capitão América: Guerra Civil, onde ele interpretou Everett K. Ross, o Comandante da Força Tarefa Adjunta do Centro Conjunto de Contra-Terrorismo. É um título longo, tudo o que você precisa lembrar é que ele era ruim em seu trabalho e deixou o cara mau tirar Bucky Barnes de sua custódia. Ele estará de volta a Black Panther, onde ele vai compartilhar algumas cenas com Klaue, marcando uma reunião de Bilbo Baggins (Freeman) e Gollum (Serkis) de The Hobbit.

Por que eu continuo ouvindo sobre a tempestade?

Isso seria porque nos quadrinhos, a mutante X-Men Tempestade e T’challa foram brevemente casados. Depende do arco de quadrinhos que você está lendo, mas eles foram o casal poderoso de Marvel por um minuto ou dois. Como  Black Panther foi feito antes que a Disney adquirisse os direitos de X-Men, não havia chance da Tempestade aparecer no filme, mas uma vez que o negócio está concluído, existe uma possibilidade legal de unir os dois líderes africanos na tela. Apenas uma possibilidade legal. Não há promessa de isso acontecer, mas deixaria muitos fãs muito felizes se o fizessem.

 


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Iluminerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.