Quem somos

Olá, somos o MinasNerds. Somos uma iniciativa, um site e um grupo de discussão digital com mais de 5 mil mulheres, espalhadas pelo Brasil e alguns lugares do mundo, estamos presentes em todas as redes sociais,  marcarmos presença em todos os grandes eventos de cultura pop, como palestrantes e mediadoras de mesas de discussão, produtoras do evento, além de sermos constantemente convocadas para palestras e discussões também no meio acadêmico, dentro de nossas expertises. (HQs, RPG, Literatura, Cinema, Música, Séries de TV e Games).

Atuamos igualmente com agentes sociais em campanhas sociais e educativas,  em parcerias com orgãos públicos e particulares, sempre em prol da disseminação da cultura pop  conquista pela equidade de gêneros.

Começamos como um grupo de Facebook criado especialmente por e para mulheres, a fim de discutir nossos hobbies: HQs, cosplays, RPG, board games, games, literatura, música, cinema e séries de TV. Sem pretensão alguma além de ser um espaço seguro para mulheres, produtoras e consumidoras do mercado geek/nerd, longe do machismo, misoginia, perseguições, bullying e agressividade que geralmente permeiam grupos mistos do meio.

Uma vez criado o grupo, começamos a perceber a diversidade e riqueza que possuíamos. Somos ilustradoras, roteiristas, game designers, programadoras, acadêmicas, cientistas, médicas, atrizes,jornalistas, publicitárias, enfim, pessoas atuantes nos mais diversos âmbitos da sociedade e que tem em comum a paixão pela cultura pop.

Ao mesmo tempo surgiram inevitavelmente relatos de abusos, perseguições, misoginia sofridos no dia-a-dia por toda mulher brasileira e de como éramos deixadas à margem desse nicho de mercado e grupo de interesse, por ser, antigamente, um reduto exclusivamente masculino.

Com esse poder de fogo em mãos, decidimos nos posicionar como um coletivo que luta pela representatividade justa, apropriada e igualitária da mulher no meio geek e nerd.

Queremos debater, questionar, entender e modificar o modo como tais produtos são pensados no que se refere ao público feminino. Queremos tomar nosso lugar de direito, fazer parte do todo. Sermos tratadas como uma parcela significativa e essencial deste mercado.

Equipe

Editora-chefe: Gabriela Franco

Editoras-sêniores: Nathália Eleutério,  Dani Marino,  Sylvia Ferrari , Clarissa Monteiro,

Colaboradadoras: Bianca Ferreira, Thania Thaddeu, Catarina Ferreira , Roberta Ar, Aline Pereira, Nathalia Eleutério, Giseli Miliozi, Camila Fernandes, Clarissa Monteiro,  Nina Webster, Cecilia Souza Santos, Laura Athayde.


Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de suas autoras e editoras.