Conheça a iniciativa NORTE EM QUADRINHOS!

Conheça a iniciativa NORTE EM QUADRINHOS!

Iniciativa criada para dar mais visibilidade para artistas do Norte do país é mais do que necessária, precisamos descentralizar e sair do eixo sul-sudeste.

Nós do Minas conhecemos a querida Sâmela Hidalgo pelo papel incrível que ela exerce como assistente editorial da editora Devir. Mas, como grazadeusa somos mais do que a função que desempenhamos em nossas profissões, Sâmela resolveu juntar seu expertise em edição de HQs  + o conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos produtores de quadrinhos de seu estado natal (ela é manauara) e teve a brilhante ideia de criar o NORTE EM QUADRINHOS, uma iniciativa que dá visibilidade aos artistas e quadrinistas do norte de nosso país.

O projeto é uma LIVE com artistas da região que é feita todos os DOMINGOS  às 18h no Instagram (@norteemquadrinhos)

Conversamos um pouco com a Sâmela para entender um pouco mais sobre o projeto e como podemos ajudá-la na empreitada. Obrigada pela entrevista, Sami!  ?

MinasNerds: Quais os principais motivos que te levaram a criar o Norte em Quadrinhos?

Sâmela Hidalgo: A falta de visibilidade dos artistas do Norte e a centralização do mercado de quadrinhos no sudeste. Meu objetivo é fazer com que esses artistas sejam vistos e reconhecidos tanto pelos leitores, quanto pelas editoras e profissionais do meio.

Você pensa em expandir o projeto? (pra depois da pandemia, talvez?)

Sim! Algumas coisas virtuais como: lojinha online e lançamento de um catálogo com alguns desses quadrinistas, talvez. Penso também em eventos e exposições, algo realmente pra movimentar essa cena.

Qual foi a recepção do pessoal do norte ao saber do projeto? Já temos a adesão maciça desses artistas?

A recepção foi ótima! Todos ficaram muito empolgados e até passaram a produzir mais e estarem mais presentes nas redes sociais. Deu um gás a mais pra cena e interesse em ter essa visibilidade.
E as coisas já estão dando certo, já está rolando parcerias desses artistas com outros artistas do norte que se conheceram através do nosso grupo no WhatsApp, e também parcerias com outros artistas renomados do sudeste. As pessoas começaram a me procurar pra pedir indicações de quadrinistas, estão saindo matérias em vários sites e até em revistas. Então, a recepção foi ótima!

Passe nomes de mulheres artistas nortistas pra gente seguir e divulgar ?

O coletivo de quadrinistas feminino Mátinta – https://www.instagram.com/matintahq/

Ty Silva – https://www.instagram.com/tysilva_/

Malu Menezes – https://www.instagram.com/maluanezes/

Sarah Vox – https://www.instagram.com/sarah_vox/

Helo Ilustra – https://www.instagram.com/heloilustra_/

Julia Lustosa – https://www.instagram.com/ilustra_lustosa/

Coletivo M.A.R – https://www.instagram.com/mulheres.artistas.pa/

Lara Dahas – https://www.instagram.com/laradahas_/

Natália Souza – https://www.instagram.com/abacat_art/

Carol Ilustra – https://www.instagram.com/ilustra.carol/

Ana Paula – https://www.instagram.com/pequenakrishna/

Precisamos descentralizar a produção de quadrinhos no país. Precisamos abrir portas e dar oportunidades pra que pessoas fora desse eixo sul-sudeste entrem no mercado.

Precisamos de outros olhares, outras formas de ver o mercado, outras formas de contar histórias, outras narrativas. .

E só conseguiremos trazer essa pluralidade de ideias, se começarmos a descentralizar
E é o que eu venho tentando fazer. Souuma mulher nortista, então meu objetivo é dar voz a essa pluralidade, levando cada vez mais o norte comigo e a fomentação da cultura pop na região.

Gabriela Franco

Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em cultura pop pelo The Smithsonian Institute/EUA. Cineasta pela Academia Internacional de Cinema. Repórter da revista Mundo dos Super-Heróis.
Mãe da Sophia e da Valentina. Idealizadora e editora-chefe do MinasNerds.

CONTINUE LENDO

COMPARTILHE

MAIS LIDOS