Conheça a iniciativa NORTE EM QUADRINHOS!
Iniciativa criada para dar mais visibilidade para artistas do Norte do país é mais do que necessária, precisamos descentralizar e sair do eixo sul-sudeste.
Nós do Minas conhecemos a querida Sâmela Hidalgo pelo papel incrível que ela exerce como assistente editorial da editora Devir. Mas, como grazadeusa somos mais do que a função que desempenhamos em nossas profissões, Sâmela resolveu juntar seu expertise em edição de HQs + o conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos produtores de quadrinhos de seu estado natal (ela é manauara) e teve a brilhante ideia de criar o NORTE EM QUADRINHOS, uma iniciativa que dá visibilidade aos artistas e quadrinistas do norte de nosso país.
O projeto é uma LIVE com artistas da região que é feita todos os DOMINGOS às 18h no Instagram (@norteemquadrinhos)
Conversamos um pouco com a Sâmela para entender um pouco mais sobre o projeto e como podemos ajudá-la na empreitada. Obrigada pela entrevista, Sami! ?
MinasNerds: Quais os principais motivos que te levaram a criar o Norte em Quadrinhos?
Sâmela Hidalgo: A falta de visibilidade dos artistas do Norte e a centralização do mercado de quadrinhos no sudeste. Meu objetivo é fazer com que esses artistas sejam vistos e reconhecidos tanto pelos leitores, quanto pelas editoras e profissionais do meio.
Você pensa em expandir o projeto? (pra depois da pandemia, talvez?)
Sim! Algumas coisas virtuais como: lojinha online e lançamento de um catálogo com alguns desses quadrinistas, talvez. Penso também em eventos e exposições, algo realmente pra movimentar essa cena.
Qual foi a recepção do pessoal do norte ao saber do projeto? Já temos a adesão maciça desses artistas?
A recepção foi ótima! Todos ficaram muito empolgados e até passaram a produzir mais e estarem mais presentes nas redes sociais. Deu um gás a mais pra cena e interesse em ter essa visibilidade.
E as coisas já estão dando certo, já está rolando parcerias desses artistas com outros artistas do norte que se conheceram através do nosso grupo no WhatsApp, e também parcerias com outros artistas renomados do sudeste. As pessoas começaram a me procurar pra pedir indicações de quadrinistas, estão saindo matérias em vários sites e até em revistas. Então, a recepção foi ótima!
Passe nomes de mulheres artistas nortistas pra gente seguir e divulgar ?
O coletivo de quadrinistas feminino Mátinta – https://www.instagram.com/matintahq/
Ty Silva – https://www.instagram.com/tysilva_/
Malu Menezes – https://www.instagram.com/maluanezes/
Sarah Vox – https://www.instagram.com/sarah_vox/
Helo Ilustra – https://www.instagram.com/heloilustra_/
Julia Lustosa – https://www.instagram.com/ilustra_lustosa/
Coletivo M.A.R – https://www.instagram.com/mulheres.artistas.pa/
Lara Dahas – https://www.instagram.com/laradahas_/
Natália Souza – https://www.instagram.com/abacat_art/
Carol Ilustra – https://www.instagram.com/ilustra.carol/
Ana Paula – https://www.instagram.com/pequenakrishna/
Precisamos descentralizar a produção de quadrinhos no país. Precisamos abrir portas e dar oportunidades pra que pessoas fora desse eixo sul-sudeste entrem no mercado.
Precisamos de outros olhares, outras formas de ver o mercado, outras formas de contar histórias, outras narrativas. .
E só conseguiremos trazer essa pluralidade de ideias, se começarmos a descentralizar
E é o que eu venho tentando fazer. Souuma mulher nortista, então meu objetivo é dar voz a essa pluralidade, levando cada vez mais o norte comigo e a fomentação da cultura pop na região.
- A Casa Fantástica 2020
- PRESIDENT EVIL – a luta contra o coronavírus virou jogo